Mais uma etapa do chamamento público para a contratação de empresas especializadas na construção de unidades habitacionais no Acre foi concluída. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação e Urbanismo (Sehurb), realizou na terça-feira, 6, uma sessão pública na qual as empresas pré-selecionadas no chamamento puderam, seguindo a ordem de classificação, escolher os terrenos disponíveis para a execução dos projetos.
Serão construídas 1.516 unidades habitacionais, no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida, distribuídas em nove lotes de propriedade do governo estadual, nos municípios de Rio Branco e Xapuri. Na Cidade do Povo, em Rio Branco, está prevista a construção de mil casas; no Irineu Serra, serão erguidos 224 apartamentos; e no Calafate, 192 unidades. Em Xapuri, está planejada a edificação de 100 casas populares.
“Agora, a responsabilidade pelo avanço do processo de contratação das empresas está com a Caixa Econômica Federal, que tem até abril deste ano para realizar essa etapa. Ficamos muito felizes em dar mais esse passo, pois mais de mil e quinhentas famílias terão um lugar seguro e digno para morar. E isso é apenas o começo”, ressalta o secretário de Habitação, Egleuson Santiago.
De acordo com o chamamento, as habitações populares serão erguidas com recursos provenientes do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), destinadas a famílias enquadradas na faixa 1 do programa, cuja renda mensal não ultrapasse R$ 2.640,00.
Sishab
As famílias que serão beneficiadas pelas novas residências passarão por uma seleção realizada por meio do Sistema Habitacional (Sishab), que atualmente está aberto para inscrições. Este programa é uma plataforma transparente e segura desenvolvida pelo governo do Acre, com o objetivo de atender às necessidades relacionadas aos programas habitacionais de caráter social e regularização fundiária.
As inscrições no Sishab podem ser realizadas por meio do link: https://sehurb.ac.gov.br/cadastro-habitacional-do-estado-do-acre-duplicate-14501/