O governo federal anunciou, nesta quinta-feira, 7, os projetos contemplados por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Seleções. Durante a solenidade, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou investimentos, para este ano, de R$ 23 bilhões em setores estratégicos das 27 unidades da Federação.
Nesta etapa, foram escolhidas iniciativas nos eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva. “O critério [para ser selecionado] é atender as cidades e estados mais necessitados para beneficiar o povo que precisa”, afirmou Lula.
O Acre receberá ônibus escolares, unidades odontológicas móveis, além da construção de escolas infantis e de tempo integral, unidades do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU da Cultura) e do Centro de Atenção Psicossocial, Observatório de Geoglifos da Amazônia, Espaço Esportivo Comunitário e de unidades básicas de saúde.
A diretora de Relações Federativas da Secretaria de Planejamento, Rosângela Bardales, representou o governo do Estado no evento. “Em nome do governador Gladson Cameli, agradecemos o governo federal por esses importantes investimentos, que serão responsáveis por avanços significativos em diversas áreas”, declarou.
Em 2023, o governo federal assegurou R$ 26,6 bilhões em recursos ao estado acreano, por meio do Novo PAC. O montante será utilizado em grandes investimentos, que trarão mais qualidade de vida à população, como a reconstrução da Rodovia BR-364, construção de pontes, da nova Maternidade de Rio Branco, moradias populares, implantação de internet de alta velocidade e TV digital, entre outras relevantes obras.