O governo do Estado, por meio da equipe técnica da Divisão de Organização Rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Acre (Emater), promoveu nesta quinta-feira, 25, uma reunião no Ramal do Progresso, localizado no município de Senador Guiomard, com a Associação de Produtores Rurais da comunidade de Cafarnaum, do Projeto de Assentamento (PA) Pedro Peixoto.
A reunião abordou o associativismo, e teve o propósito de somar forças para enfrentar os desafios do dia a dia das pessoas do campo e, ao mesmo tempo, desenvolver a atividade agrícola para conquista de melhores resultados.
O encontro foi oficializado pelos agricultores familiares da comunidade, onde os extensionistas rurais apresentaram informações técnicas para acesso e participação nos programas de Plasticultura, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), dos governos federal e estadual.
“O associativismo proporciona condições para que o produtor do campo cresça, passe a compreender melhor as técnicas agrícolas e administrativas, participando e contribuindo para o processo de comercialização”, disse o técnico Carlos Afonso.
A ação da Emater teve a finalidade de apoiar o associativismo e o cooperativismo, com ênfase na execução dos programas de alimentos do governo, proporcionando um impacto direto na economia local e estimulando a produção da agricultura familiar do estado.
“Essa atividade traz importantes orientações e normativas sobre a documentação e funcionamento da associação”, reforça a extencionista Maria da Conceição França Maia.
Mais de cinquenta produtores estão cadastrados na Associação de Produtores Rurais da comunidade de Cafarnaum na localidade de Senador Guiomard, é o que explica o presidente da associação, Lorismar Barros da Silva.
“Nossa associação tem um número elevado de produtores e o objetivo desse encontro hoje é incentivar eles na venda de suas mercadorias. Esse tem sido um suporte muito bom do governo”, salienta.
Para que um produtor possa participar dos programas PNAE e PAA basta procurar o escritório da Emater mais próximo de sua localidade e se cadastrar no CAF, que é o documento que dá acesso a todos os agricultores e empreendedores familiares rurais às políticas públicas direcionadas ao segmento.
O que disseram os produtores
“Trabalho na produção de hortaliça há mais de 18 anos e acredito que a vinda deles aqui é para melhorias e incentivar nós produtores. Hoje paramos nosso serviço para vir para a reunião. Temos a esperança de dias melhores”, produtor Rudinei da Silva.
“Reunião muito boa, serve para nos ajudar a esclarecer como se cadastrar no CAF e a vender o produto na PA, o que melhora muito a nossa produção. Essa ação do governo que está hoje aqui é muita boa”, Antônio Arruda Neto, que atua há 25 anos como produtor rural.
“É uma esperança que temos de produzir mais, de melhorias. Agora temos esse apoio. A reunião da Emater ajuda a esclarecer e abrir a mente sobre como devemos nos cadastrar”, produtora Regiane Lima da Costa, que há 20 anos atua na produção de macaxeira, abóbora e mamão.
“A reunião foi ótima, estou saindo daqui bem informado. A gente vê o incentivo do governo que está ajudando a gente que é pequeno produtor rural, e é o que nós precisamos. Agradeço pelo apoio!”, Olívio Caetano, que há 25 anos atua como produtor rural.