A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou nesta sexta-feira, 26, uma oficina de redação para os alunos concluintes do ensino médio da Escola Heloísa Mourão Marques, em Rio Branco. O evento faz parte de uma série de oficinas que estão sendo oferecidas pelo Pré-Enem Legal da SEE, em diversas escolas da capital e do interior.
Na quinta-feira, 25, os alunos das escolas Tancredo Neves e Adalberto Sena foram contemplados com a mesma atividade. As oficinas, com duração de duas horas, têm como foco principal a preparação dos alunos para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), atendendo às solicitações das próprias escolas.
Durante as oficinas, os alunos têm a oportunidade de trabalhar suas habilidades de escrita, com ênfase na estrutura e nas técnicas necessárias para obter uma boa pontuação na redação do Enem. As redações produzidas serão posteriormente enviadas por e-mail à equipe do Pré-Enem Legal, para avaliação pedagógica.

Para garantir que todas as escolas sejam atendidas, a oficina está sendo oferecida em dois ciclos de itinerância. Além disso, equipes estão se deslocando para os municípios, como Epitaciolândia, para proporcionar o mesmo suporte aos estudantes do interior.
“Escrever, para os estudantes, ainda é um desafio muito grande. Então, a ideia de trazer a oficina de redação, assim como é trabalhado na itinerância nos municípios, é para mostrar que os estudantes podem escrever, com dicas simples de estrutura de texto, trabalhar a leitura de várias redações, inclusive redações dos nossos estudantes da rede, do ano passado, com nota 980”, declarou a coordenadora do Pré-Enem Legal, Cleice Oliveira.

As aulas são complementadas com exemplos de redações nota 1000, possibilitando aos alunos uma compreensão mais clara dos critérios de avaliação utilizados no Enem. Além disso, há espaço para tirar dúvidas e praticar a produção textual.
Os estudantes têm demonstrado satisfação com as aulas, relatando uma melhoria significativa em suas habilidades de escrita. “Antes eu sabia só o básico, mas já adquiri bastante conhecimento e tenho mais facilidade para fazer uma boa redação”, declarou Clistines Mirian Lopes, que pretende cursar Psicologia.

“As aulas do Pré-Enem Legal são muito importantes, e estudar mais a fundo redação, que é a parte crucial do Enem, é maravilhoso. Está sendo muito prático, e com mais aulas assim eu consigo tirar uma nota considerada alta e ingressar no ensino superior, afirmou Kennedy Cauã Dantas.
Cada aluno recebe um caderno de redação para utilizar durante a oficina, facilitando o processo de produção textual.