A comissão especial sobre prevenção e auxílio a calamidades naturais promove mais uma audiência pública nesta terça-feira (14), desta vez para discutir a relação entre as mudanças climáticas e o aumento da ocorrência de desastres no Brasil. A audiência foi proposta pelo deputado Gilson Daniel (Pode-ES) e será realizada no plenário 3, a partir das 14h30.
Catástrofes no Brasil
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, desde 2015, o número de pessoas afetadas em todo o mundo por desastres climáticos aumentou 80%.
No Brasil, um estudo da Confederação Nacional dos Municípios, realizado entre 2013 e 2022, revelou que desastres naturais – como tempestades e inundações –atingiram 5.199 cidades. Esse número representa 93% do total de municípios brasileiros (5.570).
Ainda de acordo com o estudo, esses eventos afetaram a vida de mais de 4,2 milhões de pessoas, que tiveram de abandonar as próprias casas.
“A maior parte dos desastres no Brasil estão relacionados às chuvas, que ocasionam enchentes e deslizamentos”, afirma Gilson Daniel. “Porém, nos últimos anos estamos vendo também um aumento de situações relacionadas à estiagem, como a seca na Amazônia e Nordeste”, acrescenta o deputado.