O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), realizou nesta terça-feira, 21, uma ação humanitária, com o ato de entrega de donativos a famílias que se encontram em vulnerabilidade social, em Rio Branco. O momento solidário foi realizado na Creche Pequena Thaysla, que fica localizada no bairro Montanhês.
“É uma satisfação muito grande poder atender ao pedido dessas famílias que se encontram socialmente vulneráveis; todas essas atividades são reflexo do compromisso do nosso governador Gladson Cameli, que incansavelmente vem trabalhando para cuidar da nossa gente”, explica a assistente social do setor de Habitação da SEASDH, Ieidna Bezerra.
Ao todo, 50 famílias da comunidade foram contempladas com a entrega dos donativos. A ação teve início em abril, atendendo famílias que passaram pela alagação. Até o momento, o governo do Estado já entregou mais de mil cestas básicas, atendendo diversos municípios e bairros da capital.
“Só temos a agradecer por terem atendido nosso pedido. Aqui no Montanhês, na parte alta, são pessoas muito carentes que sempre necessitam e pedem ajuda”, observa a diretora da instituição, Franciane Silva.
Atendimento social, fortalecendo os laços comunitários
A ação de governo com a entrega dos donativos tem o propósito de fornecer ajuda imediata para necessidades básicas e procura fortalecer os laços comunitários, promovendo a solidariedade e o apoio compartilhado.
“Levamos sempre a mensagem de que eles não estão sozinhos e de que há pessoas dispostas a ajudar; é muito importante o diálogo com os membros da comunidade”, reforça Ieidna Bezerra.
A doação ajuda a diminuir a desigualdade social e promove uma distribuição mais equitativa. Essa prática aumenta a conscientização sobre as necessidades e os desafios enfrentados por comunidades carentes, incentivando ações de longo prazo e políticas públicas voltadas para a justiça social.
“É um motivo de muita alegria a gente ser beneficiada nesses momentos difíceis, é uma benção a refeição na sua mesa, ter o arroz e o feijão para poder alimentar seus filhos, me sinto muita agraciada por essa ação social aqui no bairro, pelo apoio do governo, vocês tem ajudado nossas vidas”, enfatiza Elen Saraiva, moradora do bairro há 10 anos.
“Para mim tem sido muito bom, assim como para todas as mães que estão sendo contempladas, que têm filho na creche; tem sido de grande valia, agradeço a cada um que se empenhou para estar aqui servindo a gente”, afirmou Francine Antônia Lopes, mãe da primeira aluna da creche, Thaysla, que faleceu de câncer e foi homenageada pela instituição, batizada com o seu nome.
“Estou muito agradecida, porque o governador se lembrou de mim; não esqueça de nós, só peço que Deus abençoe a todos”, disse a aposentada Lídia Luiza Cavalcante, moradora do bairro, há 30 anos.