A jornalista Zileide Silva é a vencedora da primeira edição do Prêmio Glória Maria de Jornalismo, concedido pela Câmara dos Deputados ao profissional cujo trabalho ou ações mereçam especial destaque no jornalismo brasileiro. O resultado da votação, feita pela Mesa Diretora da Casa, foi anunciado nessa quarta-feira (22). A entrega da condecoração será feita em sessão solene marcada para o dia 7 de agosto.
Formada em jornalismo, Zileide Silva iniciou suas atividades profissionais na Rádio Jornal de São Paulo. Trabalhou na Rádio Cultura Brasil, na Rede Bandeirantes, na TV Cultura e no SBT.
Desde 1997, atua na TV Globo como repórter de política e economia, e como apresentadora de telejornais da emissora. De 2000 a 2003, foi correspondente em Nova York, quando participou da cobertura histórica dos ataques de 11 de setembro de 2001.
O prêmio
Criado em 2023, o Prêmio Glória Maria de Jornalismo tem como objetivo enaltecer a profissão e o profissional que vai além das informações superficiais, revelando histórias significativas para a sociedade, com empatia, sensibilidade e responsabilidade.
O prêmio, concedido anualmente, presta homenagem à jornalista Glória Maria, da TV Globo. Ela faleceu em 2 de fevereiro de 2023, aos 73 anos de idade, após tratamento de câncer no pulmão.