A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira (5), às 15h30, a situação do Museu Nacional do Rio de Janeiro, assim como a necessidade de medidas de apoio de patrocínio para a instituição. O debate será realizado no plenário 10, a pedido da deputada Benedita da Silva (PT-RJ).
Fundado em 1818 e vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do Brasil, segundo explica a deputada. Até setembro de 2018, quando foi atingido por um incêndio de grandes proporções, figurou como um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas.
Benedita da Silva lembra que o fogo destruiu a quase totalidade do acervo em exposição e foram perdidos registros de dialetos e cantos indígenas de comunidades que já se extinguiram.
A deputada destaca que o Museu Nacional recebeu verbas de emendas parlamentares para possibilitar sua reconstrução e a restauração do acervo e, em janeiro 2019, inaugurou sua primeira exposição após o incêndio.
“Diante da necessidade de manutenção e da urgência de concluir as obras de restauro da edificação e dos acervos, o debate proposto tem como objetivo entender a situação e articular medidas de apoio e patrocínio para sua necessária inauguração e acesso ao público brasileiro até o ano de 2026”, afirma.