O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), realizou nesta quinta-feira, 6, na sede do órgão, em Rio Branco, em formato híbrido (presencial e online), a reunião de planejamento do Fórum de Agricultura em Debate, com a presença do titular, José Luis Tchê, e de técnicos da pasta, além do representante da empresa Belterra Agroflorestas, engenheiro florestal João Paulo Mastrangelo.
O fórum será um espaço para discussões técnicas das cadeias de valor relevantes do estado, definições de estratégias e políticas públicas para estruturar, promover e apoiar o desenvolvimento dessas cadeias de forma sustentável, para que venham a gerar riqueza para o povo do estado.
A primeira ação do evento será o debate sobre a cadeia de valor do cacau. E tem o objetivo de subsidiar as tomadas de decisão do setor público e privado em relação aos investimentos necessários para a consolidação da cadeia de valor cacaueiro no Acre.
O secretário José Luis Tchê informou que também foi discutida a promoção de um fórum sobre cacau e cultura, o primeiro de outros. “A nossa meta é realizar o Fórum Agricultura em Debate também com foco nas culturas da mandioca, do café e da castanha. Estamos animados para a realização desse fórum, para podermos dialogar diretamente com nossos produtores”, complementou.
João Paulo Mastrangelo, PhD em Desenvolvimento Econômico e professor de Economia e Política Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac), afirmou que a reunião foi uma oportunidade para discutir com o governo do Acre estratégias para apoiar o plantio de cacau na região.
“A reunião foi muito produtiva, o secretário Tchê está muito interessado e animado para poder fazer esse processo aqui no Acre. E logo nós vamos ter um encontro de agricultores, o Fórum Agricultura em Debate, para discutir como viabilizar o cacau no estado”, afirmou.