domingo, 18 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Governo do Acre planeja a criação de um Centro Unificado de Fronteira para consolidação do Corredor Interoceânico – Noticias do Acre

11/06/2024
in Acre
Acre – Governo do Acre planeja a criação de um Centro Unificado de Fronteira para consolidação do Corredor Interoceânico – Noticias do Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), vai consolidar o plano de fortalecimento do Corredor Interoceânico em ações conjuntas com a Assembleia Legislativa, o Poder Judiciário e o Tribunal de Contas do Estado do Acre. Proposta nesse sentido foi encaminhada pela Seplan e pela Seict, em reunião de trabalho, na manhã desta terça-feira, 11, na sala da presidência da Aleac, em Rio Branco. Um grupo de trabalho será formado com a inclusão de técnicos dos três poderes para definir as prioridades da terceira rota de integração: o Quadrante Rondon.

Reunião de trabalho com membros do Executivo e do Legislativo na sala do presidente da Aleac, Luiz Gonzaga. Foto: Willamis França/Aleac

A rota é formada pelos estados do Acre e Rondônia e por toda a porção Oeste de Mato Grosso, conectada com a Bolívia e o Peru. Faz parte das cinco rotas do projeto de Integração Sul-Americana, que envolve todos os Estados que fazem fronteiras com outros países latinos.

Para o titular da Seplan, Ricardo Brandão, a sistematização de um plano de atuação conjunta com o governo federal, por intermédio do Ministério do Planejamento e Orçamento Brasil, desembaraça as demandas jurídicas e aduaneiras existentes. Com nove obras relacionadas à integração previstas no Novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), o Estado se torna parte crucial dessa iniciativa.

“A implementação dos corredores interoceânicos é prioridade do governo federal. Avançar na questão logística e de acordos bilaterais para consolidar esse movimento, uma vez que a estrutura modal está concretizada dos lados do Brasil e do Peru, é fundamental para o desenvolvimento do Acre, disse Brandão.

O Planejamento vê a inauguração do Porto de Chancay como um impulso ao processo. Ainda de acordo Brandão, a presença da China na América do Sul provoca maior interação entre os governos do Brasil e do Peru. “O estado do Acre precisa estar preparado para as oportunidades que surgem a partir desse investimento”, avaliou.

O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, afirmou que, a curto prazo, os objetivos para o fortalecimento do Corredor Interoceânico apresentam dados positivos com negócios que foram prospectados e executados na proposta de exportação e relações bilaterais entre o Acre e o Peru.

“Estabelecemos um novo marco para disponibilizarmos um plano efetivo com medidas de médio e longo prazo que visam o aperfeiçoamento desta rota”, acrescentou Mesquita.

O presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, destacou a política de comércio exterior desenvolvida pelo governador Gladson Cameli. Para ele, o Porto de Chancay foi feito com o objetivo de trazer o país para a Rota da Seda – mais importante corredor comercial entre a Europa e o Oriente. “O Acre tem localização estratégica e tem tudo para se beneficiar desse corredor interoceânico”, disse Gonzaga.

Consultoria técnica apresentou propostas já consolidadas no Corredor de Comércio e Turismo. Foto: Willamis França/Aleac

Durante a agenda de trabalho na manhã desta terça-feira, a consultora técnica de relações internacionais, Marta Cerqueira, apresentou as ações já consolidadas e projetos com investimentos do PAC em andamento na região, com foco na rota de integração sul-americana e de desenvolvimento da infraestrutura logística do Arco Norte. O Fórum de Inovação e Desenvolvimento, ligado à Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) foi representado pela coordenadora Tisia Veloso.

“A prioridade número um a partir de agora é a de criar uma fronteira, um espaço aduaneiro compatível com a importância estratégica do corredor interoceânico. A proposta que será consolidada é a de implantação de um Centro Unificado de Fronteira no modelo de São Borja-São Tomé na divisa Rio Grande do Sul com a Argentina”, detalhou a consultora.

Agenda

O GT vai trabalhar para apresentar o Plano de Consolidação e de Relações Institucionais Acre – Peru, durante o Encontro de Governadores de Madre de Dios, Acre e Pando((MAP), previsto para acontecer nos dias 9 e 10 de julho, em Rio Branco.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreCentroconsolidaçãocorredorcriaçãoFronteiraGovernointeroceâniconotíciasParáplanejaunificado

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.