terça-feira, 13 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Central de Transplantes do Estado trabalha para aumentar o número de doadores no Acre – Noticias do Acre

20/06/2024
in Acre
Acre – Central de Transplantes do Estado trabalha para aumentar o número de doadores no Acre – Noticias do Acre

Por Halyce Santana

O Acre é referência na Região Norte no transplante de fígado, córnea e, recentemente, foi habilitado também para realizar transplantes de rim. Para quem recebe um órgão é um momento de renascimento, mas, nos bastidores, um longo processo é necessário a fim de garantir a disponibilidade dos órgãos. Este papel é exercido pela Central de Transplantes do Acre, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Até o momento,  o Acre já realizou, por meio da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), 96 transplantes renais e 329 transplantes de córnea. Nesta semana, o estado alcançou a marca de 87 transplantes de fígado, com a cirurgia do paciente Raimundo Matos, de 67 anos, totalizando 512 procedimentos.

Celiane Alves é coordenadora da Central de Transplantes do Acre. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

De acordo com Celiane Alves, coordenadora da Central de Transplantes do Acre, à medida que o Sistema Nacional faz a oferta dos órgãos, automaticamente é repassado para o hospital transplantador, mas para chegar à execução final do procedimento cirúrgico, que consiste na reposição de um órgão do receptor por outro órgão do doador, o protocolo segue minuciosas etapas.

“A Organização de Procura de Órgãos (OPO) faz a captação de potenciais doadores, por meio de visitas periódicas nas UTIs do Pronto-Socorro de Rio Branco e demais hospitais e, caso o quadro médico do paciente venha a se agravar, tornando-o um possível doador, abre-se um protocolo de morte encefálica. Ele será submetido a diversos exames, como o teste de apneia e exame de eletroencefalograma, que comprovem que não existe mais atividade cerebral. Após o laudo médico do neurologista que confirme o óbito, são iniciadas as tratativas com os familiares, com intermédio da Central de Transplantes, que realiza as entrevistas para esclarecimento do cenário favorável para a doação, retirando as possíveis dúvidas e, por fim, solicitando a autorização da família, conforme prevê a Lei nº 9.434”, explica Celiane Alves.

O processo é regulado pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), que estabelece diretrizes para a captação, distribuição e transplante de órgãos. Essas distribuições são executadas conforme a lista única do SNT, que prioriza os pacientes com base em critérios de urgência, compatibilidade e então os órgãos são transportados para os hospitais onde os receptores aguardam o transplante.

Central é responsável pela fase inicial dos transplantes, que consiste no monitoramento de possíveis doadores e contato com a família. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

No Estado do Acre, a Central de Transplantes efetua a logística para a captação e transporte dos órgãos, garantindo que sejam realizados dentro do prazo necessário para a viabilidade dos transplantes e que a doação ocorra de maneira eficiente. É de responsabilidade da instituição também manter atualizado o cadastro de pacientes que aguardam transplantes, assegurando que todos sejam atendidos de forma justa e transparente, trabalhando em conjunto com hospitais e outras entidades que otimizam o processo.

“Nós entendemos que o falecimento de um ente querido é um momento de extrema dor, mas, ao mesmo tempo, há outras pessoas sofrendo pois precisam de um órgão para sobreviver ou até mesmo para voltar a enxergar, como é o caso das córneas. Por isso, fazemos esse apelo para que as pessoas conversem sobre isso com seus familiares e pedimos que as famílias sejam solidárias e que autorizem a doação de órgãos, porque a gente só vai poder organizar e ofertar o órgão se a família autorizar”, instrui a responsável pela Central de Transplantes.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreaumentarCentralDoadoresestadonotíciasNúmeroParátrabalhaTransplantes

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.