Uma ação conjunta da Polícia Civil do Acre, por meio de seu Instituto de Identificação, em parceira com o Ministério Público (MP) e a Defensoria Pública, realizou, no último fim de semana, atendimentos itinerantes em Rio Branco e Xapuri para emissão gratuita da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN). As ações visaram facilitar o acesso à documentação básica para cidadãos de comunidades carentes, promovendo a cidadania e a inclusão social.
Em Xapuri, foram realizados 30 atendimentos para emissão da primeira via da CIN. O evento foi um esforço colaborativo que contou com a presença ativa do Ministério Público e da Defensoria Pública, que apoiaram a iniciativa.
Simultaneamente, em Rio Branco, a ação foi realizada em parceria com a equipe da Igreja Batista do Bosque. Os atendimentos foram direcionados à comunidade carente do bairro Montanhês, onde 32 pessoas foram beneficiadas com a emissão gratuita do documento.
O diretor do Instituto de Identificação, Júnior Cesar da Silva, destacou a importância dessas iniciativas. “Levar cidadania de forma itinerante às comunidades é fundamental para garantir que todos tenham acesso a seus direitos básicos. A emissão da Carteira de Identidade Nacional não só facilita o acesso a serviços públicos e benefícios sociais, como também reforça a dignidade e a inclusão dos cidadãos. Nosso objetivo é continuar ampliando essas ações para alcançar o maior número possível de pessoas que ainda não possuem sua documentação básica”, enfatizou.
As ações itinerantes são parte de um esforço contínuo do Instituto de Identificação para ampliar o acesso à documentação essencial, promovendo a inclusão e fortalecendo o exercício pleno da cidadania.