Com o objetivo de enfrentar a violência moral e sexual no ambiente de trabalho, a Secretaria da Mulher do Acre (Semulher) realizou mais uma ação da Campanha Não Se Cale nesta quinta-feira, 4, em Rio Branco, quando os servidores da Controladoria-Geral do Estado (CGE) participaram de uma palestra com diálogo aberto e receberam material informativo.
Em um levantamento de dados realizado pelo Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da pasta, foi constatado que, apenas na capital acreana, mais de 1.300 servidores de 40 instituições receberam orientações e materiais educativos com a campanha da Semulher.
A campanha “Não se cale – combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho” é voltada aos servidores estaduais e também de instituições privadas, buscando enfrentar e prevenir o assédio às mulheres, por meio de ações educativas e de conscientização, constituindo também um guia para os canais de denúncia e suporte às vítimas.
De acordo com Ellen Souza, assistente social que atua no Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Semulher, a equipe multidisciplinar explica desde o conceito geral, até os aspectos mais específicos, tipifica, exemplifica e fornece as informações necessárias para que os servidores identifiquem quando os direitos estão sendo infringidos.
“Ao denunciar uma prática de assédio, a pessoa dá um passo para sair dessa condição e também incentiva que outras pessoas denunciem, dando um fim a esse ciclo de violência no ambiente de trabalho”, ressaltou.