sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Segurança dispõe de canais emergenciais para receber denúncias anônimas – Noticias do Acre

10/07/2024
in Acre
Acre – Segurança dispõe de canais emergenciais para receber denúncias anônimas – Noticias do Acre

Recebendo ligações diárias direcionadas aos números emergenciais das forças policiais do Estado, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) funciona 24 horas por dia na Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp). A estrutura é integrada por um aparato de câmeras e equipamentos e responde por seis linhas telefônicas, entre eles o 181, para denunciar crimes de forma anônima, e o mais recente, o Disque 100, para que pessoas em situação de violência possam buscar ajuda e denunciar abusos.

No primeiro semestre, o CICC recepcionou 1,2 mil chamadas no Disque-Denúncia 181. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Os números emergenciais têm como objetivo garantir a segurança e o bem-estar do cidadão , por meio de uma comunicação rápida e segura, de forma a otimizar o tempo de intervenção das forças policiais no lugar do chamado de socorro.

Cada número de emergência possui um canal de atuação das forças, que muda de acordo o serviço solicitado. No primeiro semestre de 2024, o CICC recepcionou 1,2 mil chamadas no Disque-Denúncia 181, sendo 929 na capital e 347 no interior. O Disque 100 registrou 286 chamadas, sendo 198 na capital e 88 no interior.

Números 181 e o Disque 100 são serviços que funcionam 24 horas de forma gratuita e o sigilo das ligações é absoluto. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O diretor operacional da Sejusp, coronel Atahualpa Ribera, destaca que as linhas telefônicas são um ótimo recurso para atuação das forças de segurança e seu uso responsável é fundamental. “A gente faz um chamamento para a nossa população fazer o uso sempre racional, utilizando esses números somente para emergências, pois o mau uso deles faz com que uma pessoa que realmente precise deixe de ser atendida”, solicita.

Atahualpa Ribera solicita que população faça uso consciente dos canais de comunicação. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A coordenadora do Disque 100 e supervisora do 181, Miriam dos Santos, explica que o 181 foi implantado no início de 2013 e o Disque 100, há quatro meses. “Hoje a gente está recepcionando essas chamadas, gerando boletins e encaminhando para o setor competente. Tudo o que chega aqui a gente também faz o devido encaminhamento às delegacias especializadas, tanto da capital quanto do interior”, relata.

Miriam dos Santos é coordenadora do Disque 100 e supervisora do 181. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O 181 funciona em qualquer localidade do estado e o Disque 100 em todo o território nacional. Ambos os serviços funcionam 24 horas por dia, de forma gratuita, e o sigilo das ligações é absoluto, sem registro das gravações e dos números chamados.

Serviço

Disque Denúncia: 181

Recebe denúncias anônimas de qualquer natureza.

Disque 100: para relatar a violação dos direitos individuais ou coletivos das pessoas

O canal recepciona relatos de maus tratos a idosos e crianças, abandono de incapaz, negligência, discriminação racial, religiosa e homofobia.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreanônimasCanaisDenunciasdispõeemergenciaisnotíciasParárecebersegurança

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.