quinta-feira, 8 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Segurança reduz em mais de 32% roubo de celulares nos primeiros meses do ano

13/08/2024
in Acre
Acre – Segurança reduz em mais de 32% roubo de celulares nos primeiros meses do ano

O número de crimes de roubo, caracterizado pela extração de bens ou valores de uma pessoa mediante violência ou grave ameaça, obteve redução de 32,51% no período de janeiro a julho de 2024, segundo dados do Departamento Integrado de Estatística e Análise Criminal (Dint) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/AC).

Segurança reduz mais de 32% o número de roubo de celulares nos primeiros seis meses do ano. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Dos 22 municípios acreanos, 11 obtiveram redução no crime de roubo e quatro não tiveram registro da modalidade: Jordão, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa do Purus e Porto Walter. A capital Rio Branco apresentou redução de 35,40%, representando 77,17% do número total desses crimes em todo o estado em 2024, seguida de Cruzeiro do Sul, com 6,17%.

De janeiro a julho, 11 municípios do estado reduziram o número de roubos de celular. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O titular da Sejusp, coronel José Américo Gaia, destaca que a integração entre os órgãos de segurança tem sido uma estratégia fundamental na redução obtida e que a pasta vem se utilizando de todos os recursos de segurança para coibir qualquer tipo de crime no Acre.

Secretário José Américo Gaia: “Estratégias eficazes”. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

“A cooperação entre as forças policiais fortalece a resposta contra o crime, sendo a redução do roubo de celulares uma conquista significativa para a segurança pública, refletindo o impacto de estratégias e políticas eficazes implementadas pelas forças do Estado. Esse tipo de crime é comum em muitas regiões devido ao valor dos dispositivos e à facilidade de revenda, tornando-se uma preocupação e uma prioridade para a Secretaria de Segurança reduzir esses números”, afirma o gestor.

“De janeiro a julho do ano 2024, tivemos 1.038 registros de roubo de celulares, enquanto que de janeiro a julho do ano 2023 foram 1.538: isso corresponde a uma redução de 32,51% em todo o estado. Comparando os dois períodos e também separando a tabela por município, verifica-se que em apenas seis houve registros de aumento de celulares e em Rio Branco reduziu 35,40%, ou seja, a redução em Rio Branco foi até maior que a redução do estado”, explica o chefe do Departamento Integrado de Estatística e Análise Criminal, Nilber de Lima.

A diminuição é resultado de um trabalho conjunto entre os órgãos do Sistema Integrado de Segurança Pública do Estado (Sisp), que vem investindo intensamente em estratégias e políticas de segurança que combatam e previnam esse tipo de crime, com o aumento da presença policial em áreas com alta incidência de roubo de celulares, como pontos de transporte público e pontos turísticos, que, além do policiamento, também contam com auxílio de câmeras de videomonitoramento para ajudar nas investigações.

Patrulhamento comunitário é realizado em locais de grande fluxo de Rio Branco. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Tecnologias avançadas são a nova aposta da Segurança Pública para coibir o crime de roubo, com o rastreamento de dispositivos e o bloqueio remoto de celulares. Aplicativos como Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, prometem ser mais um reforço contra o crime, pois permitem que usuários registrem seus dispositivos e denunciem roubos, auxiliando as autoridades na recuperação dos aparelhos.

Tecnologias de rastreamento ajudam no processo de identificação dos aparelhos roubados e dão celeridade aos processos de investigação. Foto: Ascom Civil

Aplicativos como esse fazem parte de uma estratégia mais ampla de segurança pública para rastrear dispositivos roubados e facilitar a recuperação dos aparelhos, a partir do acionamento imediato de medidas de bloqueio dos dispositivos móveis cadastrados, por meio da comunicação de furto, roubo e perda.

Aplicativo Celular Seguro – principais funcionalidades

1. Cadastro de celulares: os cidadãos podem registrar os seus dispositivos no aplicativo, informando dados como a Identidade Internacional de Equipamento Móvel (Imei), marca, modelo, e número de série. Esse cadastro ajuda as autoridades a identificar e rastrear os aparelhos em caso de roubo ou furto.

2. Rastreamento de aparelhos: quando um celular cadastrado no Celular Seguro é roubado, o proprietário pode informar o roubo diretamente pelo aplicativo. O sistema, então, utiliza os dados fornecidos para rastrear o dispositivo e notificar as autoridades competentes.

3. Integração entre forças de segurança: o aplicativo está integrado com as forças de segurança do Estado, como a Polícia Militar e a Polícia Civil. Isso permite uma resposta mais rápida na recuperação dos aparelhos, facilitando a localização e devolução aos proprietários.

4. Banco de dados centralizado: o aplicativo mantém um banco de dados atualizado, com as informações dos celulares registrados e dos incidentes de roubo. Esse banco de dados é acessível às autoridades, ajudando na identificação de aparelhos recuperados e na investigação de crimes relacionados a celulares.

5. Prevenção de comercialização de celulares roubados: com o aplicativo, fica inibida a venda de celulares roubados, uma vez que aparelhos reportados como roubados ficam registrados no sistema. Isso dificulta a revenda desses dispositivos em mercados paralelos.

Crime de roubo

O crime de roubo é uma infração penal caracterizada pela subtração de bens ou valores de uma pessoa mediante violência ou grave ameaça. É uma forma de crime contra o patrimônio e é considerado grave, devido à sua natureza agressiva e ao impacto psicológico e físico que pode ter sobre a vítima. Confira os tipos de roubos:

– Roubo simples: envolve a subtração de bens com uso de força ou ameaça, sem circunstâncias agravantes.

– Roubo majorado: aumenta a pena quando o crime é cometido com uso de arma de fogo, em concurso de pessoas (mais de um autor), ou resulta em lesão grave à vítima.

– Roubo circunstanciado: a pena pode ser aumentada em casos em que o roubo é realizado em circunstâncias específicas, como durante uma invasão domiciliar ou em transporte público.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreAnoCelularesMAISmesesnosprimeirosreduzroubosegurança

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.