O Conselho de Alimentação Escolar Estadual do Acre (Caeac), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), realizará a 2ª Audiência Pública Estadual da Alimentação Escolar na quinta-feira, 29, e sexta, 30, com o tema “Refletindo sobre fatores que implicam na qualidade da alimentação escolar”. O evento será realizado no auditório da Escola Craveiro Costa, em Cruzeiro do Sul.
As inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/LtKoBmjvfmfKBREq9.
A audiência tem como objetivo promover um espaço de reflexão e debate sobre as práticas que comprometem a qualidade da alimentação escolar, reunindo diversos atores envolvidos na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Entre os participantes, estarão nutricionistas, produtores rurais e conselheiros de alimentação escolar dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, além de gestores escolares, chefes de departamento de alimentação escolar, secretários municipais de educação, prefeitos e membros da comunidade.
Durante o evento, serão discutidas a importância de uma alimentação escolar saudável e as estratégias para garantir a qualidade e segurança dos alimentos oferecidos aos estudantes.
“Contamos com a presença de todos aqueles que estão direta ou indiretamente executando a política da alimentação escolar do Pnae, que leva alimentação saudável e adequada para os mais de 140 mil alunos da rede pública estadual e também das redes municipais do nosso estado”, reforça presidente do Caeac, Valquírio Firmino.
Entre os palestrantes do evento, destaca-se a participação de Lorena Machado, nutricionista e chefe da Divisão de Nutrição da SEE, que ministrará uma palestra intitulada “Boas práticas de manipulação da alimentação escolar”, abordando os aspectos fundamentais para garantir a segurança alimentar no ambiente escolar.
O encontro também contará com a presença de Marcelo Colonato, coordenador do Fórum Nacional dos Conselhos de Alimentação Escolar; Vladimir Oliani, presidente do Conselho Estadual de Rondônia; e Radilson Reis, vice-presidente; além do representante da Vigilância Sanitária, Luís Carlos Paes; e do promotor de Justiça Leonardo Honorato Santos, que abordará a agricultura familiar em suas palestras.