O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), se reuniu, nesta terça-feira, 20, com instituições estaduais para tratar sobre a realização da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.
Na oportunidade, os órgãos dialogaram sobre as atribuições da conferência, visando uma agenda conjunta que deve ser construída com o foco na realização da Conferência Estadual do Meio Ambiente, a ocorrer no âmbito do evento nacional, sob o comando do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
A emergência climática e o desafio da transformação ecológica foram as temáticas escolhidas para a 5ª conferência. De acordo com o MMA, as tratativas relacionadas à data em todo o Brasil vão ocorrer até maio de 2025. A última conferência, realizada em 2013, teve como tema Resíduos Sólidos.
A secretária adjunta da Sema, Renata Souza, apresentou o detalhamento de como as conferências nacional, estadual e também em âmbito municipal devem ser realizadas e detalhou, junto aos órgãos envolvidos, sobre a criação de um comitê estadual para a realização de ações, bem como datas previstas para o evento a nível estadual.
“O governo deve publicar o decreto de criação oficial do nosso comitê e aí iremos deliberar os próximos passos. A conferência é importante, pois sabemos que não apenas o Acre, mas todos os estados do Brasil estão enfrentando os impactos dos eventos extremos.
A gestora reforçou que o Acre tem ações e políticas públicas ambientais que podem agregar à programação nacional. O governo tem se pautado em atuar com a máxima atenção e foco em mitigar os impactos que os eventos extremos estão trazendo para o Acre, e a conferência é uma oportunidade de troca de experiências entre estados, mesmo com particularidades distintas.
Participaram da reunião diversos órgãos que vão compor o comitê, entre eles: a Casa Civil, representada pelo coordenador Ítalo Medeiros e sua assessora técnica Aline Albuquerque; representantes do Imac; secretarias de Comunicação, Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Indústria, Ciência e Tecnologia, Justiça e Segurança Pública, Mulher, Agricultura; Instituto de Defesa Agropecuária do Acre (Idaf), Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac), Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional Dom Moacyr Grechi (Ieptec), Agência Nacional de Aviação Civil do Acre (Anac), Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre), entre outros.