Como forma de promover a paz no trânsito, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio da Central Integrada de Alternativas Penais de Rio Branco (Ciap/RB), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realiza um trabalho de conscientização com pessoas que cometeram delitos no trânsito. O 7° Grupo Reflexivo de Trânsito foi realizado durante três meses, com encontros a cada 15 dias. Em cada oportunidade, foram realizadas palestras e orientações quanto à segurança no trânsito, com o objetivo de estimular mudanças, gerar conhecimento e promover relações, as quais tem como base o respeito. O último encontro com o 7° Grupo Reflexivo de Trânsito foi realizado nessa sexta-feira, 23, na sede do Detran.
O agente de trânsito André Nunes foi um dos palestrantes. Ele ressaltou que esse contato mais próximo com os cumpridores é essencial. “Principalmente nós, como agentes de trânsito, que estamos na rua direto, esse contato com eles é primordial, porque é diferente de uma abordagem de trânsito, até uma conversa, onde nós vamos estar ali dialogando, trocando ideias, tirando dúvidas e falando sobre esse assunto que é tão primordial, que é o trânsito. Então, trazendo esse público para perto de nós, teremos um trânsito mais seguro”, afirmou o agente.
O cumpridor M.E participou dos encontros. Ele disse que as palestras o fizeram pensar mais no outro; “Participar foi importante pra mim, porque eu ganhei um certo aprendizado no trânsito. Eu tô aqui por causa de um acidente. Eu tinha bebido e eu vi que isso não é certo, é arriscado. A gente pode até matar uma pessoa inocente e aí quando você percebe, já cometeu o erro”.
De acordo com o diretor de Reintegração Social do Iapen, André Vinício, com educação é possível transformar comportamentos e potencializar o desenvolvimento de valores e atitudes, construindo um trânsito mais humano e cidadão. Isso também é o que mostram os números. Em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, a Ciap já acompanhou 3.502 cumpridores. Desses, 240 respondem por crimes de trânsito, sendo que 181 participaram dos grupos reflexivos com aproveitamento de quase 100%. Ou seja, das 3.502 pessoas que participaram dos grupos, apenas 1 reincidiu em delito de trânsito.
Portanto, a educação para o trânsito e a atualização constante dos motoristas é uma das formas mais eficazes de reduzir as infrações de trânsito, pois a responsabilidade para a segurança nas vias é de todos: motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas.
O último encontro com o 7° Grupo Reflexivo de Trânsito foi encerrado com uma atividade prática, onde os cumpridores acompanharam os educadores de trânsito em abordagens a motoristas em frente à sede do Detran.