sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Combate à mandarová e boas práticas de cultivo de mandioca são tema de orientações durante a Expoacre

04/09/2024
in Acre
Acre – Combate à mandarová e boas práticas de cultivo de mandioca são tema de orientações durante a Expoacre

Seguindo o cronograma de palestras da semana do Workshop da Agricultura, técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) realizaram na manhã desta quarta-feira, 4, no auditório do Idaf, palestras sobre Combate à mandarová e boas práticas de cultivo de mandioca, para aproximadamente 50 produtores do Acre.

Famosa na culinária brasileira, a mandioca também é conhecida, de acordo com a região do país, como aipim, castelinha, uaipi e macaxeira. Mas para dona Raimunda Nonato Ferreira dos Santos, moradora do ramal Dezoito, a 50 km do município de Manoel Urbano, não existe diferença alguma. Ela conta que seu pai parou de cortar seringa e resolveu plantar mandioca na propriedade da família como um auxílio para aumentar a fonte de renda da família: “Desde criança eu observava meu pai indo para o roçado, plantando e colhendo a mandioca. Era um meio de nos alimentar e sobreviver”.

“A mandioca virou uma fonte de renda para a minha família e tem suprido nossas necessidades”. Foto: Luã Garcia/Idaf

Aos 42 anos, com mãos calejadas, mãe de oito filhos e com uma história de luta e sobrevivência, há três anos ela resolveu investir na produção do famoso “Pão do Brasil”, porque percebeu que é possível viver da produção.

“É uma tradição de família e, mesmo que não desse tanto dinheiro, é o que a gente sabe fazer, e é o que nos mantém bem alimentados. Por isso, faço questão de participar de palestras e cursos para aprender sobre os benefícios e as prevenções para a produção da mandioca”, explica Raimunda Nonata.

São histórias como essa que motivam o governo do Estado, por meio do Idaf, a promover ações de educação sanitária para prevenção e combate às pragas que assolam a produção da leguminosa, como a lagarta mandarová. Dessa forma, colabora para ampliar e apoiar a produção no estado.

“Estava desempregado, sem perspectiva de nada, foi então que o meu sogro me chamou para ajudá-lo no roçado. Estou há sete meses dando esse apoio, e com o dinheiro que recebo estou conseguindo amparar as necessidades da minha família. Mas, recentemente, percebi a invasão da lagarta no campo, que infelizmente causou um dano absurdo. Por isso, estou aqui nesta palestra, para me preparar e entender as fases da lagarta e adotar medidas contra ela”, disse Sérgio Cavalcante, produtor de Sena Madureira.

No Acre, a mandioca é a principal cultura agrícola e desempenha importante papel econômico e social. Embora apresente produtividade média de 23,7 toneladas por hectare, superior à média nacional de 15 toneladas por hectare, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estudos da Embrapa apontam que o potencial produtivo da cultura pode ser melhorado com adoção de práticas adequadas de manejo do solo e de uma agricultura sem fogo. As variedades utilizadas pelos produtores rurais são bem adaptadas ao clima e solo da região.

Idaf explica estratégias utilizadas para detectar a chegada da praga na lavoura, como observação da presença de mariposas em lâmpadas próximas. Foto: Luã Garcia/Idaf

Segundo Gabriela Tamwing, engenheira agrônoma do Idaf, a equipe vem intensificando ações educativas para capacitar os produtores quanto ao monitoramento e prevenção da lagarta mandarová, que é considerada a principal praga da cultura, pelos danos e prejuízos causados.

“Nessas ações, que estão sendo realizadas em todo o estado, têm-se observado o interesse dos produtores em conhecer as técnicas de monitoramento e controle. Isso mostra que a produção da mandioca tem sido um bom investimento para as famílias acreanas”, afirmou.

A lagarta passa por cinco estágios que duram aproximadamente de 12 a 15 dias, período em que consome, em média, 70 folhas na plantação. Foto: Luã Garcia/Idaf

A mandiocultura é uma importante cadeia da agricultura acreana, e gera empregos e renda ao produtor rural, tanto pela comercialização da mandioca de mesa, como também de seus subprodutos, mas o Idaf alerta para que o produtor monitore regularmente seu roçado para identificar a mandarová nos primeiros instantes, quando é mais fácil de ser controlada.

“Orientamos o uso correto de agrotóxicos registrados para a praga, seguindo as recomendações presentes nos receituários agronômicos, emitidos por responsáveis técnicos”, ressalta Gabriela Tamwing.

 

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreboascombatecultivoduranteExpoacremandarovámandiocaOrientaçõespráticasSãotema

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.