O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), promoveu na manhã desta quinta-feira, 5, uma nova etapa do seu ciclo de palestras voltadas para os servidores. O evento foi realizado na Filmoteca Acreana, anexa à Biblioteca Pública Estadual Adonay Barbosa dos Santos, em Rio Branco, e teve como tema o Programa REDD+ Early Movers (REM).
O ciclo de palestras sobre os programas, serviços e iniciativas da Seplan é uma ação da Diretoria de Administração Financeira da pasta, com o objetivo de organizar todas as etapas de planejamento dos programas gerenciados.
A terceira exposição teve como objeto o Programa REM, uma iniciativa de cooperação internacional focada na preservação das florestas e na redução de emissões provenientes do desmatamento e da degradação florestal, resultado de uma parceria entre o governo do Acre e dos governos do Reino Unido e da Alemanha. O programa realiza a compensação financeira ao Estado e comunidades, incentivando práticas sustentáveis e a manutenção de áreas florestais.
A coordenadora-geral do projeto REM (UCP-REM), Marta Azevedo, apresentou as definições, histórico, projetos, feitos e realizações do REM no Acre, assim como os detalhes técnicos e científicos por trás do programa e seu impacto na economia e no sistema socioambiental acreano.
Sobre a iniciativa, o titular da pasta, Ricardo Brandão disse: “Somos uma equipe pequena, mas muito ágil. E precisamos compreender o que está acontecendo com as outras equipes e quais os benefícios disso para nós, servidores públicos, quais os benefícios para o governo e quais os benefícios para a sociedade”.