Em um passo importante para fortalecer as políticas de sustentabilidade no Acre, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), formalizou um protocolo de intenções com o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Acre (Sescoop-AC). O documento foi assinado neste sábado, 7, no Parque de Exposições, durante a Expoacre, em Rio Branco.
A iniciativa visa estabelecer uma colaboração estratégica entre a Sema, OCB e Sescoop para potencializar a capacidade de estruturação e implementação de projetos de desenvolvimento sustentável no estado, focando na proteção do meio ambiente e no incentivo à sustentabilidade rural.
Segundo a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, o objetivo do protocolo é fortalecer o compromisso do estado com a preservação e conservação ambiental aliado ao desenvolvimento econômico sustentável, uma das prioridades do governo.
“Acreditamos que o desenvolvimento sustentável é o caminho para proteger nosso meio ambiente, garantindo, ao mesmo tempo, que nossas comunidades rurais possam crescer de maneira responsável. A cooperação com a OCB e o Sescoop fortalece ainda mais nossa política de regularização ambiental e gestão dos recursos naturais, alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais”, destacou a gestora.
O protocolo também busca promover a regularização ambiental de propriedades e posses rurais familiares, implantar sistemas de rastreabilidade de produtos e serviços, além de desenvolver mecanismos de pagamento por serviços ambientais (PSA), que recompensam produtores pelas boas práticas de conservação ambiental.
Julie Messias ressaltou a necessidade de avançar nas políticas públicas ambientais, especialmente diante dos desafios climáticos e da segurança alimentar.
“Precisamos cuidar do meio ambiente e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade alimentar das pessoas. Devemos inovar nos mecanismos de produção e buscar alternativas que assegurem tanto a conservação quanto a produção sustentável. Esse protocolo é um guarda-chuva para uma série de atividades, desde a regularização ambiental gratuita até a implementação de sistemas agroflorestais (SAFs) em áreas de pequenos produtores, com foco no zoneamento econômico e ecológico do estado”, explicou.
O presidente da OCB e do Sescoop-AC, Valdemiro Rocha, destacou a importância da parceria com a Sema para o fortalecimento das cooperativas na agenda ambiental do estado, tanto no meio urbano quanto no rural.
“A formalização dessa parceria nos permitirá desenvolver diversas ações, especialmente nas áreas de responsabilidade social e ambiental, regularização ambiental e recomposição de áreas degradadas. Vamos somar esforços, utilizando nossa infraestrutura, equipamentos e recursos humanos de maneira sustentável”, afirmou Valdemiro Rocha.
Atualmente, o Sistema OCB no Acre conta com 54 cooperativas ativas e regulares, representando cerca de 40 mil cooperados.
A secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Amanda Vasconcelos, parabenizou o governo e destacou que Julie Messias tem demonstrado que é possível conciliar conservação ambiental com produção sustentável.
“Nossa participação será focada em promover uma alimentação de qualidade, o que está diretamente relacionado ao meio ambiente e às políticas públicas que incentivam a alimentação saudável. A secretária Julie Messias tem sido uma gestora que tem mostrado que conservação e preservação podem caminhar junto com a produção sustentável”, disse Amanda Vasconcelos.
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga, também parabenizou a secretária Julie Messias e a OCB pela parceria, reforçando a importância da colaboração entre o estado e as cooperativas.
“As cooperativas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do nosso estado. A atuação da Sema na política de reflorestamento, em apoio aos cooperados, é essencial para gerar renda aos produtores”, destacou Luiz Gonzaga.
Também estiveram presentes na assinatura do protocolo o procurador do estado Paulo Jorge Santos, representando a Procuradoria Geral do Estado; Alana Albuquerque, presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon-AC); Jorge Melo de Lima, diretor de produção da OCB; Rodrigo Fornek, gerente de desenvolvimento de cooperativas; e Assuero Veronez, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre.