O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) participou nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, da reunião mensal da Gestão Estatística em Segurança Pública do programa RS Seguro. A instituição foi representada, no encontro que ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional do Júri (CaoJúri), promotor de Justiça Marcelo Tubino.
Na ocasião, foram apresentados indicadores de crimes violentos no Estado durante o mês de agosto deste ano. Por exemplo, homicídios reduziram 23% em relação ao mesmo período de 2023, latrocínios 67% e feminicídios 40%. Também foi debatido o fato de que várias cidades gaúchas já apresentam índices aceitos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 10 homicídios para cada 100 mil habitantes. Além disso, foram discutidas estratégias para reduzir ainda mais estes números.
O promotor Marcelo Tubino também apresentou números sobre atuações do MPRS em plenários do júri e demais ações da instituição. “Ressalto também a criação do Núcleo de Apoio ao Júri (NAJ) com atuação de promotores de uma comarca em julgamentos ocorridos em outras comarcas, bem como, o recém-criado Núcleo de Assessoramento em Execução Penal”, afirmou.
RS SEGURO
A reunião desta quinta-feira foi presidida pelo governador do Estado, Eduardo Leite. Além do promotor Marcelo Tubino, estiveram presentes integrantes da Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Tribunal de Justiça. O RS Seguro é um programa da Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS) que atua em áreas com maior criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica. O programa tem um planejamento de curto, médio e longo prazos, respeitando o contexto fiscal do Estado.
Fotos: Gabriel Centeno/SSP