segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Calendário da semeadura da soja para a safra 2024/2025 é iniciada no Acre

24/09/2024
in Acre
Acre – Calendário da semeadura da soja para a safra 2024/2025 é iniciada no Acre

Teve início no dia 21 de setembro e se encerra no dia 8 de janeiro de 2025 o cultivo da soja para a safra 2024/2025, conforme calendário estabelecido pela Portaria nº 1.111, de 13 de maio de 2024, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A época da semeadura da soja é um processo vital na agricultura, e varia de acordo com a recomendação de cada cultivar. Elas devem ser plantadas no local orientado, seguindo fatores importantes como  a preparação do solo, cultivo e limpeza, condições climáticas, manejo e vazio sanitário adotado pelo estado.

Produtividade de uma cultura agrícola é construída por meio da associação de diversos fatores, sendo os principais: genética, ambiente e manejo. Foto: Sandra Teixeira/Idaf

Nesse cenário, o tempo de semeadura ganha destaque, pois ela irá determinar a exposição das plantas aos fatores climáticos,  proporcionando melhores condições fitossanitárias ao cultivo, com ações estratégicas de defesa sanitária vegetal, além de medidas de fiscalizações e orientações, e assistência técnica na prevenção e controle da praga.

Segundo Ligiane Amorim, coordenadora estadual de grandes culturas do Idaf, a semeadura é uma estratégia de controle da principal praga da soja e bem feita pode impactar significativamente a produtividade da semente: “O Acre possui cerca de 17.000ha de plantio da soja, por isso é  importante acompanhar todas as etapas com atenção e adaptar as práticas conforme as condições locais”.

Para a realização  da semeadura, o governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), realizou durante o período de 90 dias a campanha do Vazio Sanitário, no qual os produtores ficaram responsáveis por atender à determinação de não manter qualquer planta viva de soja no estado. Essa medida é aplicada a fim de reduzir os riscos de proliferação do fungo responsável pela principal praga da cultura: a ferrugem asiática.

Durante todo o período do vazio sanitário, o Idaf esteve em campo realizando fiscalizações e cumprindo a medida fitossanitária. Foto: Sandra Teixeira/Idaf

Durante o vazio sanitário, o órgão adotou a implementação do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS),  instituído pela Portaria n° 1124, do Mapa, visando fortalecimento do sistema de produção agrícola da soja, racionalizando o número de aplicações de fungicidas e a redução dos riscos de desenvolvimento de resistência da ferrugem asiática da soja às moléculas químicas utilizadas no seu controle.

Essas etapas ajudam a garantir que a semeadura da soja ocorra de maneira eficiente, contribuindo para uma colheita mais produtiva, assegurando o rendimento, qualidade da produção e mantendo a efetiva participação no mercado.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcrecalendárioIniciadaParáSafrasemeaduraSoja

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.