- Iniciativa em prol da inclusão também conta com a divulgação de informações para conscientizar sobre a retenção urinária
- Cadeirantes fizeram ação de conscientização antes do início da partida entre São Paulo e Juventude, visando atrair a atenção a respeito da causa
Com o objetivo de ampliar a acessibilidade e inclusão, a Coloplast, líder mundial em soluções para pessoas com necessidades íntimas de saúde, e o São Paulo Futebol Clube, tricampeão mundial e referência em práticas pioneiras no esporte, firmam uma parceria inédita. Pela primeira vez, o Brasil passa a ter um estádio de futebol com banheiros adaptados para pessoas com estomia de eliminação. Esta parceria foi lançada no MorumBIS, no jogo entre São Paulo e Juventude, que ocorreu nessa semana em que são celebradas duas datas importantes para a inclusão: 03/12 (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência) e 05/12 (Dia da Acessibilidade).
“Essa é mais uma iniciativa do São Paulo para ampliar os programas de inclusão dentro do clube, e agora o MorumBIS tem banheiros adaptados para pessoas com estomia. Deixar a nossa casa cada vez mais inclusiva é um dos nossos objetivos”, ressalta Adalberto Nazareth, Diretor Institucional de Acessibilidade do São Paulo FC. “No ano passado, lançamos também a Sala TEA + Tricolor, um ambiente de acomodação e regulação sensorial para torcedores autistas no MorumBIS. Nossos projetos, inclusive, fizeram com que o São Paulo se tornasse o primeiro clube a receber o selo ‘Todos Nós’, concebido pela Associação Nacional Para Inclusão das Pessoas Autistas. Contamos também com um departamento na área social dedicado a atender às pessoas com deficiência (PCDs). Estamos sempre atentos à inclusão, e agora nos orgulhamos de trabalhar em conjunto com a Coloplast neste projeto para atender às pessoas com estomia”, completa o diretor Adalberto Nazareth.
Os banheiros estão localizados em dois setores: um deles no MorumBIS Concept Hall, no setor de Cadeiras Térreas, e o outro no setor de Cadeira Superior Norte. Os dois banheiros já eram adequados para pessoas com deficiência (PCDs) e agora ganharam mais uma adaptação que atende às pessoas com estomia, com o acréscimo de um vaso sanitário elevado e posicionado na altura do abdome, para facilitar o esvaziamento, descarte ou troca da bolsa.
A estomia é o procedimento pelo qual um indivíduo, seja adulto ou criança, necessita passar para criar uma abertura, um orifício, de um órgão para o meio externo do corpo, servindo como caminho alternativo para o seu funcionamento. No caso das estomias de eliminação, é necessário o uso de uma bolsa para coletar os efluentes, por isso a importância de um banheiro onde o vaso sanitário seja elevado.
“Com os vasos sanitários na altura convencional, a pessoa com estomia de eliminação tem dificuldade de esvaziar a bolsa coletora, podendo sujar a roupa, o corpo e o próprio banheiro com suas fezes ou urina. Para evitar isso, a pessoa acaba se agachando ou ajoelhando no chão do banheiro, ficando em uma posição bastante incômoda. Por isso, os banheiros adaptados têm o vaso elevado, proporcionando mais conforto, higiene e tranquilidade para realizar uma atividade simples de lazer, como assistir a uma partida de futebol ou a um show”, esclarece Renata Oliveira, diretora da área de Experiência do Usuário e Comunicação da Coloplast.
Poucos sabem que, além de perder parte da mobilidade, pessoas com lesão medular também são impactadas por outra consequência que afeta sua independência: a retenção urinária. Esta condição atinge mais de 350 mil brasileiros1 e é caracterizada pelo esvaziamento incompleto da bexiga ou pela perda da capacidade de urinar naturalmente. Além da preparação dos banheiros, a parceria traz outra frente, que é a conscientização sobre essa condição. Liderada pela ABMFR Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (ABMRF) e pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com apoio da Coloplast, a campanha “Liberdade Além da Mobilidade” alerta sobre o quanto a retenção urinária pode afetar a liberdade e a qualidade de vida das pessoas que sofrem com esta condição. Para aumentar o alcance dessas mensagens, o MorumBis tem cartazes com informações sobre a retenção urinária que contém um QR Code que leva para a landing page da campanha: www.retencaourinaria.com.br.
E para chamar ainda mais a atenção do público sobre a causa, no jogo entre o São Paulo e Juventude (RS), válido pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, cadeirantes entraram em campo antes do início da partida e percorreram uma parte do estádio carregando uma faixa sobre a campanha.
“Estamos muito satisfeitos com parceria com o São Paulo, que é um dos maiores clubes do País. Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas sobre os desafios de quem convive com a estomia e a retenção urinária, que são nossas principais linhas de atuação. Munidos de mais informações, os usuários têm condições de buscar os equipamentos que melhor se adequam ao seu perfil, aumentando seu bem-estar e qualidade de vida. E o São Paulo Futebol Clube tem um alcance importante para nos ajudar nessa jornada”, conclui Renata Oliveira, da Coloplast.