quarta-feira, 21 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Estado colabora com estudo econômico que vai avaliar perspectivas e desafios de empresários e consumidores para 2025

23/01/2025
in Acre
Acre – Estado colabora com estudo econômico que vai avaliar perspectivas e desafios de empresários e consumidores para 2025

O governo do Acre, por meio das secretarias de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e de Planejamento (Seplan), vai participar de um estudo econômico promovido pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, para avaliar as perspectivas e os desafios de empresários e consumidores para o ano de 2025. O trabalho será entregue na primeira quinzena de fevereiro.

Reunião técnica reuniu gestores públicos e instituições financeiras que apresentaram perspectivas de investimentos. Foto: Assessoria Fieac

Uma reunião técnica foi realizada na tarde desta quarta-feira, 22, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), em Rio Branco, quando gestores públicos, representantes de instituições financeiras e do Município apresentaram um resumo prévio de investimentos previstos para serem injetados na economia acreana em 2025.

O titula da Seict, Assurbanipal Mesquita, destacou a qualificação dos integrantes do debate com capacidade de nortear rumos ao desenvolvimento, criando um ambiente de contribuição à economia. “Temos certeza de que o produto gerado por esse estudo vai ser de grande valia para os vários setores responsáveis pela geração de riquezas acreanas”, acrescentou.

Ainda de acordo Mesquita, esse é um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Fórum há um ano e meio. Este ano, um termo de cooperação técnica vai desenvolver um estudo específico da Rota Quadrante Rondon, que deverá fortalecer o trabalho de viabilidade do corredor de exportação e importação, com foco nas relações comerciais com Peru e Bolívia.

Encontro reuniu gestores públicos do Estado e do Município e representantes de instituições financeiras. Foto: Jairo Carioca/Seict

A titular em exercício do Planejamento, Kelen Lacerda, destacou o esforço feito pelo governo do Acre em 2024, para garantir recursos de contrapartida para 39 obras em fase de execução, consideradas prioritárias, com a previsão de investimentos em torno de R$ 180 milhões.

O presidente do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento, Assuero Veronez, disse que o olhar com viés econômico é papel da instituição como guardiã do segmento econômico. “Estamos vendo como atuar no sentido de nos antecipar aos problemas que podem vir este ano, ouvindo cada segmento e colocando a larga experiência de economistas e gestores públicos”, disse.

O presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro, defendeu o nivelamento com as novas prefeituras, com a implantação de fóruns municipais. “Tudo isso é preciso ser traduzido para a sociedade, preparando o setor produtivo, para os investimentos previstos pelo poder público”, avaliou.

Mais de 400 questionários estão sendo aplicados no setor empresarial. O trabalho é coordenado pelos economistas Rubicleis Gomes e Carlos Estevão, por meio da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino e Pesquisa e Extensão, instituição ligada à Universidade Federal do Acre.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreavaliarcolaboraConsumidoresDesafioseconômicoEmpresáriosestadoestudoParáperspectivasvai

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.