segunda-feira, 30 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

São Paulo F.C. – Cenas raras: a primeira excursão à Índia

02/02/2025
in São Paulo FC
São Paulo F.C. – Cenas raras: a primeira excursão à Índia

No dia 2 de fevereiro de 1984, o São Paulo iniciou uma série de três jogos na Índia. Foi a primeira visita do time aquele país. Contudo, é preciso deixar claro, as partidas em solo indiano foram disputadas pelo time júnior do Tricolor (sub-20).

Os são-paulinos, que pouco antes conquistaram o terceiro lugar na Taça São Paulo de Juniores de 1984, foram representar o clube na Série Internacional Super Soccer, promovida pela gigante industrial TATA Iron Steel, foi realizada em três grandes centros: Bombaim, no dia 2; Calcutá, no dia 5; e em Nova Délhi, no dia 12.

Mesmo tomando parte de um certame adulto com um time de jovens, o São Paulo conseguiu movimentar uma verdadeira multidão aos estádios locais (no Saltlake, em Calcutá, estima-se que o público fora superior a 100 mil pessoas), fazendo jus ao apelido ganho no cartaz de divulgação do evento: “The Superboys of Brazil”.

O elenco tricolor possuía nomes que em pouco tempo se consagrariam no futebol brasileiro, como o atacante Sídnei, o meio-campista Silas (artilheiro da Copinha da temporada), o volante Vizolli e o zagueiro Boni, capitão da Seleção Brasileira Sub-20 campeã mundial da categoria um ano antes. Müller, futuro astro tricolor, também tomou parte na delegação, mas não chegou a atuar.

No primeiro jogo, em Bombaim, o São Paulo, escalado com Cavalieri, Edson Correia, Alex Murador, Boni, Popeye, Fernando, Vizolli, Rudinei, Edmilson, Silas e Sídnei, venceu com facilidade o time da Liga de Bombaim (Mumbai League XI) por 3 a 0, com gols de Boni, Sídnei e Vizolli.

Em pé: Dada (massagista), Firmo de Mello (técnico), Boca, Santos, Murador, Cavalieri, Silvinho, Boni, Fernando, Correia, Zé Carlos, prof. Thadeu.
Agachados: Edson Ampola, Izidoro, Renatinho, Lange, Müller, Rudinei, Vizolli, Edmilson, Silas, Sídnei, dr. Marco Aurélio

Antes da segunda partida, a delegação fez uma visita à ilustre Madre Tereza, Prêmio Nobel da Paz, em Calcutá.

Nessa cidade, o São Paulo enfrentou um adversário mais difícil, muito motivado pelo estádio lotado, e venceu a Liga de Calcutá (Calcutta League XI) apenas por 1 a 0, gol de Izidoro (o único outro atleta que atuou na excursão e apenas neste jogo).

E, antes do embate final, os são-paulinos aproveitaram para visitar o Himalaia, em Darjeling. Então, no dia 12 de fevereiro, veio o confronto mais complicado: contra a Seleção da Índia. O 1 a 1 (gol de Vizolli), porém, foi um ótimo resultado.

Para celebrar a bem-sucedida excursão, os tricolores ainda visitaram o Taj Mahal, antes de voltarem para o Brasil.

Essa história poderia passar despercebida por muito tempo, mesmo para os mais fanáticos torcedores e pesquisadores são-paulinos, não fosse ter sido resgatada pelo colega Ricardo Arruda dentro de um filme indiano de 1985!

Saaheb é um filme indiano (em hindu, uma reprodução do original bengali de 1981) dirigido por Anil Ganguly e estrelado por Anil Kapoor, que interpreta Sunil Sharma ‘Saaheb’. Na trama (a seguir: spoiler), Saaheb se dedicava ao futebol e queria se tornar atleta profissional, contudo, ele desiste da carreira ao doar seu rim para financiar o casamento da irmã.

Mas o importante de tudo isso: por volta dos 50 minutos de filme, as cenas que ilustram o sonho do rapaz de se tornar um jogador profissional são imagens da vitória do São Paulo contra a Liga de Bombaim.

Na passagem, é possível ver a bandeira do Tricolor tremulando no alto do estádio, assim como o ponta Sídnei em um ataque, dentre outras cenas mais distantes. São curtos segundos, contudo, são de uma preciosidade imensa de se ter registrada.

Por Michael Serra / Arquivo Histórico João Farah
Agradecimentos: Ricardo Arruda
Fotos: Revista São Paulo Notícias e acervo de fotos pessoais de jogadores, funcionários e dirigentes



São Paulo FC

Tags: CenasexcursãoF.CÍndiaPauloPrimeirararasSão

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.