terça-feira, 20 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Governo do Estado avança com a construção de novas escolas indígenas em vários municípios

03/02/2025
in Acre
Acre – Governo do Estado avança com a construção de novas escolas indígenas em vários municípios

Entre os diversos investimentos do governo do Estado na educação, destaca-se a construção de novas escolas indígenas nos municípios onde essa modalidade de ensino é ofertada pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE): os municípios de Sena Madureira, Feijó, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

Em Sena Madureira, cinco escolas estão concluídas desde o ano passado. Elas possuem uma sala de aula (modelo padrão) e os investimentos chegam a R$ 1,1 milhão e foram construídas com recurso próprio do governo do Estado. Além disso, outras cinco escolas passaram por reformas.

Já em Marechal Thaumaturgo, duas escolas (Uirapuru e Jacobina) estão com obras avançadas e a com a conclusão prevista para o mês de fevereiro. Elas estão localizadas ao longo do Rio Breu, nas terras indígenas Kaxinawá e Ashaninka, e foi investido um total de R$ 711,7 mil.

Em Feijó, seis escolas indígenas estão concluídas e outras cinco estão com obras em andamento.
Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

No município de Feijó está o maior o investimento do governo do Estado no que diz respeito à construção de escolas indígenas. Do total de 11 escolas, 6 estão com as obras concluídas e prontas para iniciar o ano letivo e outras 5 deverão ser concluídas ainda este ano.

Em Rodrigues Alves, quatro escolas estão com as obras adiantadas e devem ser concluídas ainda no primeiro semestre de 2025. Nos municípios de Assis Brasil (4 escolas) e Tarauacá (4 escolas) as obras estão adiantadas para serem entregues ainda este ano.

Raízes culturais

Em Marechal Thaumaturgo, onde as obras estão em fase de conclusão, houve a valorização das raízes culturais com o uso de recursos naturais, com a madeira sendo adotada como o principal elemento construtivo. “Com isso, reforçamos o compromisso com a sustentabilidade e a integração”, explicou o secretário Aberson Carvalho (SEE).

Cada escola contempla uma sala de aula, uma cozinha, depósito para alimentos, banheiros acessíveis, refeitório, além de uma estrutura para a instalação de caixa d’água e um poço artesiano. “Com isso, buscamos atender às demandas educacionais das comunidades indígenas, além de preservar e valorizar suas tradições”, disse.

Novas escolas indígenas respeitam a cultura e a tradição dos povos. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

As escolas contempladas com as necessidades culturais dos povos indígenas são a Uirapuru e a Jacobina, ambas localizadas nas terras dos povos Kaxinawá e Ashaninka do Rio Breu.

“No Acre, nossas escolas rurais e indígenas vão além da sala de aula, são espaços com o ambiente e as tradições dos povos originários. Projetamos estruturas para resistir às sazonalidades amazônicas, utilizando materiais que suportam a umidade e garantem durabilidade. Desse modo, o aprendizado acontece de forma contínua, respeita as mudanças climáticas e as dinâmicas do interior amazônico. Mais do que infraestrutura, estamos construindo um modelo educacional que valoriza a cultura e fortalece o futuro das comunidades”, afirmou o secretário.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreavançaconstruçãoEscolasestadoGovernoindígenasmunicípiosnovasvários

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.