Por Rosely Cabral
A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 13, na Associação de Mulheres Negras do Acre, os ciclos terapêuticos. O objetivo do projeto é proporcionar um espaço seguro de escuta e acolhimento onde as participantes podem compartilhar suas experiências e conquistas como mulheres na sociedade.
Os ciclos terapêuticos atendem mulheres em vulnerabilidade social, mulheres negras, mulheres trans e trabalhadoras domésticas. As atividades contam com o apoio de uma equipe da Semulher para atendimento psicológico, terapia em grupo e técnicas de respiração e relaxamento.
“Por meio da terapia dos encontros eu pude entender o que acontece comigo durante uma crise. Eu já tive crises tão fortes que achei que não fosse aguentar, e hoje eu estou bem, mais tranquila, minha vida está seguindo bem melhor”, disse a participante das terapias em grupo, Francisca Alves, de 43 anos.

Os encontros ocorrem na Associação de Mulheres Negras do Acre, no Novo Horizonte, de forma continuada, às quintas-feiras, de forma que possam acompanhar de maneira eficaz a melhora psicológica das mulheres.

“Os ciclos focam em trabalhar a saúde mental e o acolhimento, ouvir histórias compartilhadas, não só os momentos ruins mas também as alegrias e conquistas, celebrar os momentos bons e acolher essas mulheres nos momentos ruins”, afirmou a psicóloga da Divisão de Diversidade de Orientação Sexual e Identidade de Gênero da Semulher, Dahlia Pagu.