Devido ao grande volume de chuvas ocorridas no último final de semana em todo o estado, representantes do governo do Acre reuniram-se nesta segunda-feira, 24, na sede da Casa Civil, para tratar de ações efetivas para minimizar os impactos causados pelas enxurradas.
Uma equipe da Defesa Civil Estadual visitou, na manhã desta segunda-feira, os pontos onde houve inundações em Rio Branco e constatou que as regiões não estão mais alagadas. Ainda assim, o órgão continua monitorando os locais, pois existe a previsão de mais chuvas para os próximos dias.
Desde o início das enxurradas em Rio Branco, o governo já colocou à disposição da população a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, para prestarem apoio direto.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, solicitou a colaboração da população quanto à conscientização ambiental. “Pedimos que as pessoas não joguem qualquer tipo de entulho nas ruas, principalmente dentro de córregos desses mananciais, porque isso tende a correr para as galerias, para as tubulações e as entopem, causando alagamentos e prejudicando centenas de pessoas”, destacou.
A presidente do Deracre, Sula Ximenes, informou que a autarquia está trabalhando em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Branco para desobstruir os bueiros. “Estamos atuando junto com a prefeitura, tanto no auxílio com equipamentos, transporte de equipamentos e na desobstrução dos córregos, disponibilizando cerca de dez maquinários”, informou.

Além disso, o Deracre presta apoio ao DNIT na recuperação emergencial da BR-364, em Tarauacá , onde houve uma ruptura da pista no última domingo, 23, enviando uma equipe ao local com máquinas, tubos do tipo PEAD, para ajudar nos reparos emergenciais. Os serviços já estão em andamento. O trecho deverá ser totalmente liberado ainda hoje.
Participaram da reunião gestores da Defesa Civil Estadual, Casa Civil, Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), Secretaria de Habitação e Urbanismo (Sehurb), Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).