No mês do guia de turismo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), fez o lançamento do edital de credenciamento desses profissionais, nesta quarta-feira, 26, na Casa do Artesanato Acreano. O instrumento visa realizar o credenciamento de guias de turismo para eventual contratação em eventos ou projetos apoiados pelo governo do Estado.
O lançamento foi prestigiado por guias e representantes de órgãos e instituições ligados ao turismo, como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação de Rio Branco (SDTI), o Sindicato de Guias de Turismo, o Conselho Estadual de Turismo e outros parceiros.
Durante o evento, o secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, destacou a importância da profissão e a valorização dos guias de turismo. “Esta é uma demonstração clara de que o governo, por meio da Sete, reconhece a importância do trabalho dos guias de turismo e promove ações que fortalecem o turismo legal”, explicou.
O titular da pasta também ressaltou que pretende estimular as prefeituras a publicarem editais semelhantes para fortalecer a classe nos municípios. “A nossa expectativa é que esse edital seja republicado todos os anos, garantindo um suporte contínuo aos nossos guias de turismo”, continuou.
O diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana, ressaltou que o instrumento foi construído com o intuito de atender às demandas de eventos, projetos e programas apoiados pelo governo do Estado ou pela pasta. “Nós construímos de maneira conjunta com o Sindicato de Guias de Turismo para atender a necessidade do governo, mas também da categoria. É um momento muito alegre, um ato de celebração dessa iniciativa que a secretaria louva os guias de turismo. Semana passada foi o Dia Internacional do Guia de Turismo e, em alusão a isso, estamos lançando o edital. É a primeira vez que é lançado um edital com essa finalidade. É um grande passo que estamos dando”, disse.

A diretora de Turismo de Rio Branco, Fabíola Moreira, destacou que o lançamento é um marco para o governo do Estado e para o município de Rio Branco. “Esse edital de credenciamento para os guias de turismo vai ajudar a fomentar mais a cidade como destino turístico. Com essa ação, a gente espera que possa ter outras semelhantes dentro do governo e do município, pois o credenciamento vai ajudar os nossos guias de turismo e ajudar a divulgar mais ainda nossa cidade. Que os atos que o governo do Acre fez hoje possam se multiplicar dentro do nosso estado e município”, desejou.

Neyla Moraes, presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Acre, agradeceu a iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo e destacou a relevância do edital. “É muito importante esse edital de credenciamento dos guias, porque vai fortalecer a cadeia produtiva do turismo e o nosso receptivo, evitando a pirataria. Os turistas que chegarem aqui na nossa cidade vão ser recebidos por profissionais. Então, vai fortalecer esse turismo”, disse.

Edital de credenciamento de guias de turismo
Os guias de turismo com interesse no credenciamento devem realizar a inscrição de forma online e gratuita, por meio do formulário disponível no site da Sete, a partir desta quinta-feira, 27, acompanhado de toda a documentação exigida, até o dia 31 de dezembro de 2025.

Os interessados devem entregar o requerimento de credenciamento, que está anexo ao edital, devidamente preenchido e assinado, além do termo de credenciamento; documento oficial de identificação válido em todo território nacional; cadastro de pessoa física (CPF); certificado/credencial de cadastro no Cadastur; carteira de guia de turismo expedida pelo Cadastur e outros documentos.