quinta-feira, 8 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Fundhacre oferece tratamento especializado e prevenção contra ISTs

08/03/2025
in Acre
Acre – Fundhacre oferece tratamento especializado e prevenção contra ISTs

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) da Fundação Hospitalar do Estado do Acre (Fundhacre) oferece tratamento especializado e acompanhamento para pacientes com HIV, hepatites virais, sífilis e outras doenças infectocontagiosas. O serviço, dedicado à saúde pública, é referência no combate a essas infecções e fornece um atendimento integral de qualidade.

A Unidade do Fígado e Doenças Tropicais é o local da Fundhacre onde também são realizados tratamentos e acompanhamento de ISTs. Foto: Alefson Domingos/Secom

Edna Gomes, coordenadora do Serviço Ambulatorial Especializado da Fundhacre, comenta sobre o atendimento da instituição: “Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso ao tratamento adequado. A prevenção e o acompanhamento são importantes para que possamos reduzir as taxas de infecção e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas”.

“Uma pessoa pode contrair o vírus da hepatite ao entrar em contato com objetos cortantes contaminados, como alicates, lâminas de barbear ou pinças”, comenta Edna Gomes. Foto: Alefson Domingos/Secom

A Fundhacre também fornece acompanhamento e tratamento para pessoas soropositivas. A falta de informação sobre o HIV e suas formas de transmissão contribui para a discriminação contra esse grupo de pessoas. “Com o acompanhamento correto, conseguimos que esses pacientes tenham uma vida saudável e estável”, comenta Edna.

Sobre as hepatites, um outro foco no tratamento da Fundhacre, ela explica: “Os sintomas da hepatite podem ser bastantes graves. A pessoa sente dor nas pernas, cansaço, pode ter icterícia e dor no estômago. É importante detectar precocemente com testes rápidos. A hepatite pode matar, se não for tratada”.

Testes rápidos: agilidade no diagnóstico

“A prevenção contra as ISTs é feita por meio de várias ações: conscientização, vacinação, o uso da PrEP e da PEP, testes rápidos e consultas frequentes”, ressalta a enfermeira assistente da Fundhacre, Gorete Soares. Foto: Alefson Domingos/Secom

Os testes rápidos são realizados nas unidades de saúde para detectar HIV, sífilis e hepatites virais. Esses testes permitem um diagnóstico imediato, o início rápido do tratamento e a prevenção de complicações.

“Os testes rápidos podem diagnosticar precocemente as ISTs. São feitos sem encaminhamento, diretamente nas unidades de saúde, para que a população tenha fácil acesso e inicie o tratamento o quanto antes”, afirma Gorete Soares, enfermeira assistente da Fundhacre. Ela também destaca a importância do uso de preservativos, como parte da prevenção: “Nada deve ser feito isoladamente. Usar o preservativo, realizar testes rápidos e fazer a profilaxia pré-exposição são estratégias que, juntas, formam uma proteção integral contra o HIV e outras ISTs”.

Prevenção do HIV: Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)

A Fundhacre trabalha com o fornecimento e acompanhamento do uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), um medicamento de prevenção ao HIV, que se tornou disponível no estado a partir de 2019. A PrEP é uma estratégia preventiva contra o HIV. O tratamento consiste no uso diário de medicação que impede que o HIV se instale no organismo após a exposição ao vírus. 

“Desde 2021, capacitamos profissionais do estado, com foco na capital, em relação ao serviço PrEP”, afirma o chefe do Núcleo de ISTs da Sesacre. Foto: Felipe Freire/Secom

Jozadaque Beserra, chefe do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesacre, fala sobre a importância da disponibilização da PrEP para a população: “A PrEP não é apenas para grupos específicos, ela é para qualquer pessoa que queira se proteger do risco de contrair o HIV. Observamos que a faixa etária mais buscada está entre 18 e 39 anos”.

Sobre os desafios relacionados ao uso da PrEP, Jozadaque comenta: “A população precisa estar ciente da importância de procurar os serviços e aderir aos tratamentos”. A conscientização sobre a relevância desse tratamento assegura que mais pessoas tenham acesso a essa importante ferramenta de prevenção ao HIV.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcrecontraEspecializadoFundhacreISTsofereceprevençãotratamento

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.