A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) iniciou nesta segunda-feira, 24, em Rio Branco, a Formação do 1º Material Didático-Pedagógico do Projeto Ideb. A ação tem como objetivo subsidiar o trabalho docente no 5º ano do ensino fundamental, com foco na melhoria dos indicadores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O projeto é desenvolvido pela SEE e contempla a utilização de quatro cadernos de atividades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Esses materiais servirão como instrumentos de apoio pedagógico, para fortalecer a prática em sala de aula e contribuir para o fechamento do ciclo dos anos iniciais da educação básica.
A formação envolve todos os professores do 5º ano da rede estadual de ensino. Em Rio Branco, os encontros são realizados de forma presencial, em três polos, enquanto os demais municípios participam de forma online, com o apoio dos núcleos regionais. Ao todo, mais de 200 professores estão sendo atendidos. Além dos encontros presenciais, haverá formações quinzenais remotas, no período noturno, com duas horas de duração.

O formador da Divisão Divisão de Ensino Fundamental – Anos Iniciais da SEE, Agnaldo Pessoa, explica esta é a primeira de quatro formações previstas ao longo do ano, como parte do cronograma do Projeto Ideb. “A ideia é potencializar a qualidade do ensino e melhorar ainda mais a aprendizagem dos nossos alunos“, observa.
O Saeb é uma avaliação em larga escala, realizada periodicamente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Tem como finalidade diagnosticar a qualidade da educação básica oferecida no país, a partir de testes aplicados aos estudantes e questionários destinados a professores e gestores. Os resultados contribuem para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Para a professora Elivanda da Mota, da Escola João Paulo II, em Rio Branco, que atua nos turnos da manhã e tarde com turmas de 5º ano, o momento é uma oportunidade de atualização: “Apesar de já estarmos na sala de aula, as formações sempre trazem novos desafios e resgatam conhecimentos importantes que, com a rotina, às vezes acabam ficando de lado. É uma forma de expandir o que sabemos e aplicar isso com nossos alunos”.
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