Com o objetivo de proporcionar um dia de bem-estar e elevar a autoestima, alunos do curso de cabeleireiro realizaram uma aula prática de corte de cabelo dos idosos acolhidos no Lar Vicentino, em Rio Branco, nesta quarta-feira, 26. O curso, promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) e do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), está prestes a ser concluído, formando novos profissionais para o mercado de trabalho.
O aluno Thiago Barbosa explica que o curso está na segunda semana de atividades, e os participantes têm se dedicado, desenvolvido suas habilidades profissionais. “O curso e a professora são excelentes. Só tenho a agradecer pela oportunidade que nos foi dada. Hoje, estamos no Lar Vicentino, realizando essa ação social que é muito importante para eles”, afirma.
Thiago conta que nunca trabalhou no ramo de cabeleireiro, mas optou pela área quando viu a oportunidade de se qualificar. “Poder fazer o curso de cabeleireiro e quem sabe se tornar um profissional da área é uma oportunidade. É uma área que chama muito a atenção, e eu quis fazer o curso para poder, quem sabe, galgar alguns degraus e me tornar um profissional de excelência”, disse.
A professora do curso, Luana Cristina Araújo, afirma que durante a aula prática do curso de cabeleireiro, no Lar Vicentino, os 13 alunos fizeram mais de 20 cortes de cabelo em homens e mulheres acolhidos na casa. “Estamos na parte prática do curso, pois corte de cabelo precisa aprender na prática. Escolhemos o Lar Vicentino porque são idosos e eles precisam trabalhar com todo tipo de público. Nós começamos por aqui, pois foi uma porta que se abriu, mas vamos fazer em outros locais”, ressalta.

“Incentivo maravilhoso”
A parceria entre a Sete e o Ieptec tem gerado resultados positivos. Os cursos, promovidos pelo governo do Estado, por meio da cooperação das instituições, são realizados com emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri.

Thiago ressalta que a parceria ajuda a incentivar pessoas que não têm condições de adquirir um curso. “Tem um custo alto, então, é uma oportunidade que nos dá para que a gente possa montar o próprio negócio. Com certeza, esse incentivo é maravilhoso e só temos que agradecer a parceria dessas instituições”, diz o aluno.

O titular da Sete, Marcelo Messias, destaca que a aula prática levada para o Lar Vicentino proporciona um dia de bem-estar para os idosos. “Foi uma manhã extremamente contente, com muitas risadas, muitas histórias contadas por eles. Eu agradeço a toda a equipe que esteve aqui presente, aos nossos alunos que estão terminando esse curso, que vamos poder oferecer para nossa população novos profissionais na área de cabeleireiro. Muito obrigada ao governador Gladson Camelí, à nossa deputada Socorro Neri, por essa emenda, e aos profissionais da Sete e Ieptec”, ressalta.

Ana Maria Sobreira, presidente do Lar Vicentino, destaca que é gratificante receber ações como esta na casa. “No início eles tiveram uma resistência, mas logo todos estavam querendo fazer os cortes de cabelo. Uma ação dessa não beneficia apenas os idosos, mas também os funcionários e a própria direção da casa, que aproveitou para fazer um corte. Só temos a agradecer a iniciativa da professora, de ter nos procurado para fazer esse tipo de ação”, explica.
The post Governo promove dia de bem-estar a idosos no Lar Vicentino durante aula prática de curso de cabeleireiro appeared first on Noticias do Acre.