O governo do Acre realizou o 1º Encontro Estadual de Secretarias Municipais de Comunicação, de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, no Auditório da OAB-AC, nesta quinta-feira, 10. O evento reuniu representantes dos 22 municípios acreanos com o objetivo de fortalecer o planejamento estratégico e integrar a comunicação pública, promovendo o desenvolvimento econômico e a troca de conhecimento entre os gestores das áreas.
A iniciativa, promovida pelas Secretarias de Estado de Planejamento (Seplan) e de Comunicação (Secom), com apoio da Associação dos Municípios do Acre (Amac), faz parte de uma estratégia de governo voltada à qualificação dos serviços prestados à população e ao fortalecimento da cooperação entre o Estado e as prefeituras municipais.
Segundo o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, a proposta do encontro surgiu durante a elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA). “Percebemos que muitos municípios enfrentam dificuldades para acessar informações, orientações e suporte técnico necessários à formulação de políticas públicas mais eficientes. Por isso, decidimos criar esse espaço de diálogo e integração em parceria com a Amac”, afirmou.

Já a secretária de Comunicação do Estado, Nayara Lessa, destacou o papel fundamental da comunicação pública no processo de integração institucional. “Queremos ampliar o diálogo com as equipes municipais, compreender os desafios locais e garantir que as boas notícias e informações de interesse cheguem a todos, inclusive aos lugares mais remotos. O governador Gladson Camelí é um entusiasta dessa proposta e tem investido fortemente na área”, ressaltou.

Parceria fortalecida e aprendizado coletivo
O evento marcou o início de uma série de ações estratégicas da atual gestão voltadas para a valorização da comunicação institucional. O prefeito de Rio Branco e presidente da Amac, Tião Bocalom, parabenizou a iniciativa: “Essa reunião é uma excelente oportunidade para compartilhar experiências, identificar potencialidades locais e promover um crescimento conjunto entre os municípios”.

Abrindo o ciclo de aprendizado oferecido no evento, o procurador do Estado, Marcos Motta destacou o princípio da impessoalidade na administração pública, perpassando desde o ponto de vista jurídico da administração pública a responsabilidade na gerência de redes sociais.
Na sequência, o diretor de Desenvolvimento Regional da Seplan, Marky Brito, apresentou a Agenda Acre 10 Anos, um plano estratégico elaborado em parceria com a Fundação Dom Cabral. A ferramenta traça diagnósticos e aponta caminhos para o desenvolvimento sustentável do estado, com base em estudos aprofundados sobre todas as regiões acreanas.

A vice-prefeita de Cruzeiro do Sul, Delcimar Leite, participou e destacou a relevância do evento como oportunidade de aprendizado e troca de experiências entre gestores municipais: “O apoio do Estado tem sido fundamental, não só para Cruzeiro do Sul, mas para todos os municípios do Acre, principalmente os mais distantes, que enfrentam dificuldades para acessar esse tipo de formação. Esse suporte é essencial para garantir que o conhecimento chegue até a ponta e que possamos repassar corretamente em nossas cidades.”

Capacitação segmentada e prática
Após as palestras, os participantes foram divididos com base em suas áreas de atuação, para um maior aprofundamento do conhecimento difundido. Para os profissionais de comunicação, Nayara Lessa conduziu uma palestra interativa sobre assessoria de imprensa e gerenciamento de crise, incentivando a participação ativa do público com perguntas e trocas de experiências.
Mylva Pereira, chefe do cerimonial do governo do Acre, também contribuiu para a capacitação com informes sobre noções básicas de cerimonial e protocolo em eventos institucionais. Demonstrando como realizar um evento de excelência, garantindo as formalidades necessárias regidas por normas estabelecidas em decretos federais.

O coordenador de Jornalismo das emissoras de rádio, Jefson Dourado, também destacou a força que as rádios públicas alcançam na região amazônica, evidenciando para os assessores municipais a necessidade de levar os feitos de suas gestões para o maior número de ouvintes. Durante sua apresentação, ele apresentou o dado de que as rádios acreanas alcançam 738 comunidades isoladas, destacando a importância do principal meio de comunicação no Acre.
Quanto a programação acerca de planejamento e desenvolvimento regional, no fim da manhã foi oferecido um painel sobre metodologia do plano plurianual e ciclo de planejamento orçamentário, abordando a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), ministrada por Regiane Oliveira, diretora de planejamento da Seplan.
The post Governo do Acre promove 1º Encontro Estadual de Comunicação, Planejamento e Desenvolvimento com participação dos 22 municípios appeared first on Noticias do Acre.