O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, promoveu, nesta terça-feira, 15, o seminário “Abril pela Segurança do Paciente 2025”, com o tema “Juntos, Construindo um Cuidado Seguro”. O evento teve como objetivo principal fortalecer as estratégias de segurança dos pacientes atendidos na rede pública do Estado, proporcionando um espaço para a troca de experiências e para a discussão de ações práticas que garantam um cuidado mais seguro e eficaz à população.
O seminário reuniu profissionais da saúde, gestores e especialistas em segurança do paciente, que compartilharam conhecimentos para garantir que o cuidado prestado à população seja sempre seguro, eficaz e de qualidade. Foram abordadas questões relacionadas à importância da segurança do paciente dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), enfatizando a necessidade de um trabalho conjunto e integrado entre os diversos níveis de gestão da saúde.

O evento contou com diversos palestrantes, incluindo a presença da representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carla Ulhoa, e do professor do Hospital Israelita Albert Einstein, Guilherme Shimocomaqui, que apresentaram contribuições sobre os desafios e avanços.
“É uma satisfação imensa atender à Sesacre, porque temos o doutor Pedro Pascoal como vice-presidente da região Norte no Conass. Essa união com todos os departamentos da Secretaria Estadual de Saúde vai contribuir para a entrega da qualidade e de uma assistência com segurança para a população”, afirmou Carla.

A secretária adjunta de Atenção à Saúde da Sesacre, Ana Cristina Moraes, reforçou a importância do seminário, pontuando que é essencial que todos os profissionais de saúde estejam alinhados e conscientes sobre as melhores práticas para evitar erros com os pacientes. “O estado do Acre abraçou esse projeto, e o nosso objetivo é que possamos trabalhar tanto a segurança do paciente no ambiente hospitalar, quanto a dos nossos servidores na atuação da sua profissão. Estamos conversando sobre esses temas com o objetivo de dar mais qualidade de vida a todos”, destacou.

Erika Oliveira é coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Pronto-Socorro de Rio Branco e salientou: “Precisamos abraçar essa causa, para que a mudança da cultura e a melhoria dos hábitos possam trazer bons resultados. Sem dúvida nenhuma, sairemos dessa Câmara Técnica com uma perspectiva e uma visão nova”.

Segundo a gerente-geral da Policlínica do Tucumã, Luciana Carvalho, que participou como ouvinte, o aprendizado adquirido nesses seminários é posto em prática durante todo o ano. “Vejo uma grande relevância, não só nesse mês de abril, que é alusivo à segurança do paciente. Que haja mais capacitações sobre o assunto. É muito válido não só para o paciente, mas também para o profissional, porque eles andam juntos na segurança de um todo”, declarou.

O evento também destacou o impacto de capacitações contínuas e da implementação de protocolos que visem minimizar os riscos aos pacientes, garantindo que o atendimento médico seja de qualidade. O “Abril pela Segurança do Paciente” representa uma oportunidade para o fortalecimento de práticas seguras e o desenvolvimento de novas estratégias para melhorar os cuidados com os cidadãos.

Apresentação do Negesp
O Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente (Negesp) é responsável por coordenar, monitorar e apoiar a implementação de ações voltadas à promoção da segurança do paciente em todas as unidades de saúde do Estado. Além disso, o núcleo atua na articulação de políticas públicas, no desenvolvimento de estratégias de prevenção de eventos adversos e na promoção de uma cultura de cuidado seguro, com foco na melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados.

Durante o seminário, o Negesp foi oficialmente apresentado aos servidores da saúde. Segundo a coordenadora do núcleo, Marluce Santana, o Acre se tornou o décimo estado do Brasil a aderir ao projeto. “O secretário Pedro Pascoal foi fundamental na adesão a esse importante projeto, que tem como objetivo fortalecer a segurança do paciente, promovendo um atendimento de qualidade. A principal missão do Negesp é desenvolver políticas que reforcem a segurança dos cidadãos atendidos em toda a rede de Atenção à Saúde do Estado do Acre”, afirmou.
The post Estado promove seminário para fortalecer a segurança do paciente na rede pública de saúde appeared first on Noticias do Acre.