quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Deputados lamentam morte do papa Francisco – Notícias Câmara dos Deputados

22/04/2025
in Política
Deputados lamentam morte do papa Francisco – Notícias Câmara dos Deputados
Vatican Media
Papa Francisco estava à frente da Igreja Católica desde 2013

Deputados manifestaram, em suas redes sociais, pesar pela morte do papa Francisco, aos 88 anos, nessa segunda-feira (21). A morte do pontífice foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano. Jorge Mario Bergoglio sofreu um AVC e uma insuficiência cardíaca. Ele se recuperava após um quadro respiratório grave, que o deixou 37 dias no hospital, entre fevereiro e março deste ano.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), destacou que poucos líderes foram tão marcantes para ele como o Jorge Mário Bergoglio. Papa Francisco foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino a ocupar o posto mais alto da Igreja.

“Porém, para mim, o que mais marcou sua passagem foram as transformações que ele promoveu. Francisco foi o símbolo do diálogo, do acolhimento, da compreensão e, principalmente, da inclusão. Foi o papa que abriu a Igreja e a colocou no século XXI. Um líder que ficará na história pela força dos seus gestos”, afirmou.

Motta acrescentou que ele e a família seguirão em oração por este líder, “que foi símbolo de esperança e justiça. Sem dúvida um exemplo de vida e luta para todos nós”.

O primeiro-vice presidente da Câmara, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), afirmou ter recebido com tristeza a notícia do falecimento do papa Francisco. “Um líder de fé, simplicidade e coragem, que marcou o mundo com sua dedicação aos mais humildes. Que Deus o receba em sua infinita misericórdia e que seu legado continue inspirando amor ao próximo”, escreveu.

A deputada Duda Salabert (PDT-MG) destacou que Francisco foi uma das vozes mais humanas da fé. “Papa Francisco foi uma luz progressista que criticou o fascismo, defendeu os pobres, acolheu minorias e denunciou a destruição do planeta. O mundo perde mais que um líder religioso. Perde um símbolo de coragem”, escreveu.

O deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) lembrou que o papa Francisco optou pelos pobres e pela simplicidade. “Defendeu o amor contra o ódio, inclusão e integração contra a discriminação. Esse é o legado do primeiro pontífice latino‑americano, que tem o respeito de todos aqueles que lutam por um mundo mais justo”.

A deputada Tabata Amaral (PSB-SP) escreveu que papa Francisco “nos ensinou que fé e compaixão devem caminhar juntas. Ensinou-nos também que a Igreja precisa voltar seu olhar para as periferias do mundo — com humildade, ternura e amor pelos que mais precisam de nós.”

Para o deputado Aécio Neves (PSDB-MG), o papa Francisco foi um homem transformador, justo, corajoso, solidário e também um homem do seu tempo. “Um verdadeiro farol para os católicos e um defensor dos direitos dos mais pobres e oprimidos. Será sempre lembrado, respeitado por nós e admirado pelo que fez pelo mundo”.

A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) descreveu Francisco como “um cristão que teve a coragem de pedir perdão pelos crimes do colonialismo e reconhecer a sabedoria dos povos indígenas”. Para ela, “em tempos de silenciamento, sua escuta foi rara. Que sua memória siga viva em nossa luta por justiça e reparação.”

Câmara dos Deputados

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: CâmaradeputadosdosFranciscolamentamMortenotíciasPapa

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.