sábado, 17 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Exposição no MIS-RJ vai do jornal à IA para contar trajetória de Chatô

26/04/2025
in destaque, Notícias

Magnata das comunicações no Século 20, o jornalista Assis Chateaubriand tem parte de sua história contada desde a última sexta-feira (25) por uma tecnologia que não fez parte do rol de seu império de mídia: a inteligência artificial (IA). 

Na exposição Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão, em cartaz no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ) até 24 de setembro, o público é convidado a refletir sobre o que permanece da trajetória de Chatô e da própria evolução da comunicação no Brasil. A proposta da mostra é fragmentar a narrativa tradicional e permitir que o visitante reconstrua a figura de Chateaubriand ao longo do percurso.

Batizada de Orion Nova, a IA é parte desse percurso e interage com o público: faz perguntas, escuta o silêncio e instiga o visitante a conhecer mais sobre o dono dos Diários Associados. A instalação propõe uma reflexão sobre memória, linguagem e futuro, posicionando a IA não como ferramenta, mas como coautora de sentido. A entrada é gratuita, e a mostra é apresentada por Ministério da Cultura e Petrobras.

Segundo os organizadores, mais do que uma retrospectiva histórica, a mostra traz a imagem e biografia completas de Chatô somente ao final da visitação, num ciclo que reforça a continuidade da história. A exposição é dividida em cinco estações temáticas, cada uma recriando um marco da comunicação no Brasil, do jornal impresso ao ChatGPT. A cenografia convida à participação ativa do visitante, que pode tocar, ouvir, ler e até criar conteúdo.

Segundo o curador e diretor artístico da exposição, Marcos Nauer, a IA Orion Nova é o elo entre o passado e o que vem depois, que não representa o fim da exposição, mas o início de uma nova narrativa onde a memória é viva, ativa.

“A exposição celebra 100 anos do legado desse homem visionário, brilhante, mas também muito polêmico, controverso. Celebrar o legado desse homem é celebrar a história da nossa comunicação”, afirma o curador.

 

A exposição Chatô e os Diários Associados no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS RJ), na Lapa, no centro do Rio de Janeiro.Tomaz Silva/Agência Brasil

Serviço

Exposição: Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão;

Local: Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS RJ) – Rua Visconde de Maranguape, 15 – Lapa, Rio de Janeiro;

Visitação: Até 24 de setembro de 2025, das 9h às 17h;

Entrada: Gratuita.

Agência Brasil

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: ChatocontarexposiçãojornalMISRJParátrajetóriavai

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.