Com o compromisso de levar cidadania e dignidade às populações de fronteira, o programa Juntos pelo Acre atendeu, em edição realizada em Epitaciolândia, beneficiários de programas sociais, famílias bolivianas e imigrantes venezuelanos que vivem na faixa de fronteira, na região do Alto Acre, na última sexta-feira, 9.
De acordo relatório técnico da Diretoria de Modernização Tecnológica da Informação e Comunicação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), foram atendidas 823 famílias, das quais 81% são beneficiárias do Bolsa Família, residentes em Epitaciolândia (740), Brasileia (75), Rio Branco (6) e Xapuri (2). O programa também atendeu famílias estrangeiras provenientes da Bolívia e imigrantes venezuelanos, um total de 57 pessoas.
“Como uma escuta ativa, o programa não tem fronteiras, cumprimos um dos grandes objetivos do projeto, que é o de levar a presença do Estado onde ela mais se faz necessária. Agradecemos aos parceiros, como a Prefeitura de Epitaciolândia e todos os servidores e colaboradores que tornaram possível mais uma ação concreta do Juntos pelo Acre”, afirmou a vice-governadora do Estado e titular da SEASDH, Mailza Assis.

Entre os serviços ofertados na Escola Cívico-Militar Joana Ribeiro Amed, o Guarda-Roupa Social – ação que se transformou no “xodó” do projeto – atendeu 700 pessoas. Outros 232 atendimentos foram feitos nas áreas médicas: ginecologia (88), pediatria (82) e clínico geral (62). A Organização Central de Atendimentos (OCA) Móvel realizou 88 atendimentos.
A vice-governadora destacou ainda o alcance da ação: “Só nesta edição, realizamos 32 solicitações de registro civil. Também promovemos atividades educativas, orientações jurídicas e auxiliamos na regularização do Cadastro Único. Essas ações garantem o acesso a direitos básicos e fortalecem a rede de proteção social nos municípios de fronteira”.

A ação também promoveu a aproximação com comunidades binacionais, reforçando o caráter humanitário e inclusivo do programa. Famílias bolivianas em situação de vulnerabilidade e imigrantes venezuelanos foram acolhidos e orientados sobre seus direitos e possibilidades de integração com políticas públicas brasileiras.
“A determinação do governador Gladson Camelí é de cuidarmos das pessoas, de estarmos presentes onde há necessidade e de garantir que nenhum cidadão, seja brasileiro ou não, fique invisível aos olhos do Estado”, disse Mailza.
The post Juntos pelo Acre atende beneficiários de programas sociais, na região do Alto Acre appeared first on Noticias do Acre.