O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu políticas públicas que criem um ambiente de empreendedorismo e de estímulo à inovação e equilíbrio fiscal nas contas públicas. Segundo ele, é importante investir em pesquisa, desenvolvimento e capacitação para que as empresas brasileiras possam competir com corporações de outros países e garantir produtividade, sustentabilidade e geração de empregos qualificados.
Motta participou de evento promovido pela Confederação Nacional de Indústria (CNI) nesta segunda-feira (26), em Brasília.
“Ser um bom exportador de commodities é muito importante, mas é através da indústria que vamos produzir matérias com valor agregado, e o que vai fazer a verdadeira transformação de vida e da renda das pessoas no nosso País”, afirmou.
Investimento em educação
Motta disse que o investimento em educação vai garantir empregos mais qualificados e destacou a criação da comissão especial para analisar o novo Plano Nacional de Educação (PNE). Motta lamentou que as metas estabelecidas no último documento não tenham sido cumpridas e cobrou metas factíveis. “Foram os gestores ou fomos nós, os legisladores, que não estabelecemos metas corretas para o País? A responsabilidade também está do nosso lado”, cobrou.
Inteligência artificial
O presidente também destacou a criação da comissão especial que vai debater a regulamentação do uso da inteligência artificial no Brasil. Para Motta, é imperativo que o Brasil busque um protagonismo na transformação digital.
“Não há como pensar uma legislação moderna e atual se não tivermos em mente aquilo que é importante para a indústria, com uma legislação que possa impulsionar o Brasil e competividade em uma área tão importante”, destacou.