sexta-feira, 11 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Governo participa de simpósio sobre geoglifos da Amazônia e discute potencial turístico das estruturas

10/07/2025
in Acre
Acre – Governo participa de simpósio sobre geoglifos da Amazônia e discute potencial turístico das estruturas

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), participou do 5º Simpósio Internacional de Arqueologia da Amazônia Ocidental nesta terça, 8, e quarta-feira, 9, no Palácio da Justiça. O evento, realizado pelo Instituto Iberoamericano de Finlândia e pela Universidade Federal do Pará, discutiu sobre a importância dos sítios arqueológicos localizados no Acre.

A solenidade de abertura foi realizada na noite de terça-feira, com representantes de diversas instituições municipais, estaduais e federais. Para o titular da Sete, Marcelo Messias, os geoglifos são importantes para o Turismo no Acre. Ele destacou atividades desenvolvidas pela pasta para fomentar as visitas aos sítios arqueológicos.

“Nós sabemos que o turismo mais forte nos municípios da região do Baixo Acre é o cultural e a arqueologia. Nós estamos pensando em como vamos trabalhar em cima disso e, há pouco tempo, nós descobrimos novas estruturas na Trilha Chico Mendes. Nós conseguimos, junto com o ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade], traçar uma nova trilha para oferecer aos turistas. Além disso, a Sete já desenvolve o projeto Cidade em Lápis, que consiste em cartilhas para colorir, voltadas ao turismo pedagógico, com o objetivo de apresentar atrativos turísticos do Acre para as crianças, e o geoglifo é uma das ilustrações presentes na revista”, destaca.

Solenidade de abertura do evento reuniu representantes de diversas instituições. Foto: cedida

O professor Alceu Ranzi, presidente do Instituto Geoglifos da Amazônia, destaca que o momento é de maturidade, com a presença do governo, da Universidade Federal do Acre (Ufac), das prefeituras, instituições do estado e do município, que estão interessados sobre o tema.

“A gente sempre aproveita para organizar os simpósios quando os pesquisadores estão aqui. Por isso é um simpósio internacional. Eles não foram convidados para o simpósio, eles já estavam aqui trabalhando, então se aproveita para fazer o evento. O trade turístico também está aqui para discutir como aproveitar esses monumentos para o turismo. Então, são vários aspectos, além do acadêmico, extremamente importante, os alunos interessados no tema, com várias escolas aqui, querendo conversar, querendo tirar fotografia, e está muito bem organizado. O geoglifo hoje é um produto acreano reconhecido internacionalmente”, ressalta.

Alceu Ranzi destaca que os geoglifos são símbolos acreanos reconhecidos em todo o mundo. Foto: Bruno Moraes/Sete

O diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana, destaca que é um momento muito importante para discutir a potencialidade dos sítios arqueológicos para o turismo. “O estado tem um grande potencial para turismo arqueológico, com patrimônios históricos e arqueológicos, entre eles os geoglifos. Esse debate, no qual a Sete está inserida, é uma grande oportunidade para que possamos conhecer as políticas públicas que as instituições que estarão nessa mesa redonda desenvolvem em prol desse setor e também falarmos um pouco daquilo que nós pensamos e daquilo que nós estamos formatando em benefício desse segmento”, ressalta.

Jackson Viana apresentou atividades da Sete voltadas aos geoglifos e turismo de base comunitária. Foto: Bruno Moraes/Sete

Viana destaca, ainda, que a discussão mostra o turismo de base comunitária, já desenvolvido no Acre, e como esse formato pode ser utilizado no turismo arqueológico.

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Acre, Stenio Cordeiro, ressalta que o simpósio teve discussões enriquecedoras. “Está entrando na discussão várias secretarias, tanto estaduais, como municipais, além de órgãos federais. A gente está muito feliz, até porque todo mundo está com o mesmo propósito. O governo do Estado tem trabalhado muito com a questão de desenvolver o nosso estado, desenvolver a geração de trabalho e renda, e o geoglifo é um ponto de partida. O turismo faz com que a população conheça, e ao conhecer, vai preservar”, afirma.

Superintendente do Iphan no Acre destacou a importância do turismo para a preservação dos geoglifos. Foto: Bruno Moraes/Sete

Jackson Viana participou da mesa redonda “Políticas de preservação e gestão dos geoglifos”, com a participação do Ministério Público Federal (MPF), Ufac, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ICMBio, Incra, Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), Instituto Geoglifos da Amazônia e Iphan.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, Poder Judiciário, pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Ufac, MPF, Iphan, Ministério da Cultura e governo federal.













The post Governo participa de simpósio sobre geoglifos da Amazônia e discute potencial turístico das estruturas appeared first on Noticias do Acre.

Agência Acre

Tags: AcreamazoniadasdiscuteEstruturasgeoglifosGovernoparticipapotencialSimpósiosobreTurístico

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.