domingo, 27 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Quadrilha JUABP celebra a cultura nordestina no Flor do Maracujá com tema sobre Lampião

26/07/2025
in Rondônia
Quadrilha JUABP celebra a cultura nordestina no Flor do Maracujá com tema sobre Lampião

Em 2024, a quadrilha retornou ao pódio com o segundo lugar, homenageando o clássico nordestino “O Auto da Compadecida”

A 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto, no Parque dos Tanques, em Porto Velho. A tradicional quadrilha JUABP,  se prepara para mais uma apresentação no evento, com o tema “O Lampião: nem herói, nem vilão”. O grupo promete emocionar o público ao levar para a arena uma leitura crítica e cultural da figura histórica de Virgulino Ferreira, o Lampião. 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Arraial Flor do Maracujá é mais do que um evento cultural, é a celebração da identidade do rondoniense. “Com a realização do evento, o governo de Rondônia reafirma seu compromisso com as tradições populares, valorizando quem mantém viva a história e a cultura do nosso povo”, enfatizou.

Fundada em 1992, a JUABP nasceu com o objetivo de animar o arraial de uma instituição religiosa, no Bairro Areal da Floresta. Desde então, cresceu e se consolidou como uma das principais quadrilhas do estado, conquistando os títulos do Flor do Maracujá nos anos de 2006, 2016 e 2019. Em 2024, a quadrilha retornou ao pódio com o segundo lugar, homenageando o clássico nordestino “O Auto da Compadecida”. Os ensaios da agremiação acontecem às terças, quintas, sextas e domingos, na quadra da Escola Jesus Burlamaqui, no Bairro Areal da Floresta, onde o grupo mantém suas atividades desde 2007.

João Big, presidente da JUABP desde 2003João Big, presidente da JUABP desde 2003

João Big, presidente da JUABP desde 2003

À frente da quadrilha está João Big, presidente desde 2003, que compartilhou sua trajetória no movimento junino. “Cheguei na quadrilha em 2000 como dançarino e participei de uma única apresentação. Logo me envolvi com a criação de alegorias e adereços. Em 2002, o então presidente me incentivou a assumir responsabilidades maiores e, no ano seguinte, após sua saída, o grupo confiou a presidência a mim. Desde então, além das apresentações, também desenvolvemos ações sociais em comunidades durante todo o ano”.

O titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Paulo Higo, destacou que “a participação da JUABP no Flor do Maracujá mostra a força e a continuidade do movimento junino em Rondônia. É gratificante ver grupos tão dedicados levando ao público apresentações que unem arte, crítica social e pertencimento cultural.”

O

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: celebraculturaFlorJUABPLampiãoMaracujánordestinaquadrilhasobretema

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.