sábado, 16 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Governo e Unicef discutem estratégias para fortalecer políticas sociais voltadas à infância e adolescência no Acre

15/08/2025
in Acre
Acre – Governo e Unicef discutem estratégias para fortalecer políticas sociais voltadas à infância e adolescência no Acre

O governo do Acre e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) deram, nesta sexta-feira, 15, um passo importante para aprimorar o planejamento e o financiamento de políticas sociais voltadas à infância e adolescência. Em uma reunião técnica realizada no Centro Universitário Estácio/Unimeta, em Rio Branco, a vice-governadora e titular da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, recebeu representantes do Unicef para discutir dados, estratégias e ações concretas que podem transformar a realidade de milhares de crianças acreanas.

Vice-governadora Mailza se reuniu com representantes do Unicef. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O encontro, conduzido pela chefe de Política Social do Unicef no Brasil, Liliana Chopitea, e pela chefe do escritório do Unicef em Manaus, Rayanne França, teve como pauta o planejamento, o financiamento e a execução de políticas públicas voltadas à infância e adolescência no estado.

Selo Unicef

Durante a reunião, o Unicef apresentou um diagnóstico detalhado da realidade social das crianças e adolescentes do estado. Um dos destaques foi o balanço do Selo Unicef, entre 2021-2024, que apontou que, dos 22 municípios acreanos, 21 participaram ativamente do ciclo do Selo e apresentaram avanços na articulação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) com serviços de saúde e educação, na priorização orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e no aumento do atendimento às famílias pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).

O resultado mostrou que 21 municípios fortaleceram a articulação dos Cras com os serviços de Educação, Saúde e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); 19 apresentaram Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), estabelecendo prioridades aos Suas e 16 cidades ampliaram a média mensal de famílias acompanhadas pelo Paif.

Encontro reuniu gestores e técnicos da SEASDH, Seplan, Ocad e Conselho Estadual de Assistência Social. Foto: Ingrid Kelly/Secom

AdaptaSUAS

A equipe do Unicef também apresentou a ferramenta AdaptaSUAS, que ajuda os municípios a avaliarem sua capacidade de resposta a emergências, como enchentes e estiagens. Apenas Tarauacá, Feijó e Epitaciolândia preencheram a plataforma em 2024.

Para a vice-governadora Mailza, o desafio é urgente. “Temos cidades como Tarauacá e Feijó, que sofrem constantemente com desastres naturais, e Epitaciolândia, que enfrenta desafios por ser de fronteira. É fundamental que estejamos preparados para responder com eficiência”, disse.

Chefe de Política Social do Unicef no Brasil, Liliana Chopitea elogiou compromisso do Acre com agenda da primeira infância. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Mailza também reforçou que a execução das políticas públicas exige estabilidade nas equipes e recursos garantidos. “A rotatividade de profissionais prejudica o andamento das ações. Precisamos trabalhar para garantir servidores efetivos e orçamento contínuo, porque sem isso não há política pública que se sustente”, destacou.

Liliana Chopitea elogiou o compromisso do Acre com a agenda da primeira infância e ressaltou o papel do Estado como articulador junto aos Municípios.

“A assistência social no Brasil é referência no mundo, e no Acre vemos um esforço claro para que os serviços cheguem a quem mais precisa. Analisamos uma agenda ampla que inclui também um planejamento desde a elaboração do PPA [Plano Plurianual], que o governo do Estado vai começar a fazer no ano que vem, passando pela análise do gasto social com crianças e adolescentes no estado, e como o Estado se constitui num parceiro fundamental para que os municípios possam também fazer essa análise de quanto se investe em crianças e adolescentes, porque sem dinheiro não tem políticas, então é preciso falar sobre isso”, avaliou.

Chefe do escritório do Unicef em Manaus, Rayanne França. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Rayanne França reforçou que o encontro foi decisivo para alinhar prioridades e ampliar a cooperação técnica: “Foi um momento importante para posicionar a agenda do Unicef e pensar em como contribuir com as respostas que o Acre precisa, especialmente no financiamento da primeira infância e no enfrentamento de emergências”.

Como encaminhamento, ficou definida a realização de capacitações para todos os municípios acreanos sobre ferramentas de preparação para emergências, o acompanhamento da execução orçamentária e o apoio técnico do Unicef no planejamento estadual, incluindo o próximo PPA.

O encontro contou ainda com gestores e técnicos da SEASDH, da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), do Orçamento da Criança e do Adolescente (Ocad) e do Conselho Estadual de Assistência Social.

Hélio Cezar Koury , chefe do Departamento de Promoção de Direitos Humanos da SEASDH, destacou que o encontro também revelou a necessidade de reequilibrar o financiamento tripartite da assistência social. “Hoje, os municípios estão carregando o piano. O ideal é que cada esfera, federal, estadual e municipal, responda por cerca de 33% do investimento. Isso exige planejamento, articulação e, principalmente, compromisso político para mudar o cenário”, ressaltou.

Assinatura do Memorando de Entendimento

Pela manhã, foi realizado o 2º Encontro Estadual Café com a Primeira Infância, ocasião em que foi assinado o Memorando de Entendimento 2025–2028, entre o Unicef e o governo do Acre, documento que reforça o compromisso de cooperação em temas como equidade, inclusão, educação e primeira infância.

Durante o Encontro Estadual Café com a Primeira Infância, foi assinado o Memorando de Entendimento 2025–2028 entre o Unicef e o governo do Acre. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Liliana avaliou a assinatura do memorando: “Esse é um marco importantíssimo, porque a partir dele vamos trabalhar em várias ações conjuntas. Uma delas é, naturalmente, o Selo Unicef, que é para contribuir e fortalecer os municípios para melhorar o desenho de políticas públicas e também o orçamento que se aloca para essas políticas públicas, partindo do planejamento. Então, acreditamos firmemente que é importante fortalecer os municípios num planejamento para que as políticas públicas tenham o orçamento necessário”.











 

The post Governo e Unicef discutem estratégias para fortalecer políticas sociais voltadas à infância e adolescência no Acre appeared first on Noticias do Acre.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: AcreAdolescênciadiscutemestratégiasFortalecerGovernoinfânciaParápolíticassociaisUnicefvoltadas

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.