sexta-feira, 5 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Mais de 5 mil toneladas de calcário foram entregues pelo governo de RO a produtores em 2025

05/09/2025
in Rondônia
Mais de 5 mil toneladas de calcário foram entregues pelo governo de RO a produtores em 2025

Cada carreta transporta 46 toneladas de calcário e tem potencial de correção media de 15 hectares de solo


Com a chegada do período seco abre-se a janela climática para correção da acidez do solo através da aplicação de calcário para o preparo da terra e plantio das lavouras, para atender especialmente os pequenos produtores. O governo de Rondônia, até o mês de agosto, já entregou aos produtores rurais 5.500 toneladas de calcário. Centenas de famílias agricultoras são favorecidas com o frete gratuito do calcário, eliminando o principal custo da operação de correção da acidez do solo para o cultivo.

Entre os dias 19 e 24 de agosto, foram beneficiados agricultores dos municípios de São Miguel do Guaporé, Jaru, Itapuã do Oeste, Ariquemes, Machadinho d’Oeste, Candeias do Jamari e Nova Mamoré. Cada carreta de calcário trazida pelo governo do estado carrega 46 toneladas do corretivo de solo, e considerando a media de 3 toneladas calcário aplicadas por hectare aqui em Rondônia, cada carreta pode corrigir até 15 hectares de solo.

O transporte do calcário das usinas até às comunidades rurais é realizado pelo governo de Rondônia, com recursos orçamentários disponibilizados pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), e executado e orientado tecnicamente pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), desde o cadastramento dos produtores até a aplicação nas lavouras.

O principal custo para obtenção do calcário é o frete, custeado pelo governo de Rondônia para o agricultor familiar

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o transporte gratuito do calcário é um investimento que fortalece a economia rural, promove o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das famílias no campo.

CORREÇÃO DA ACIDEZ 

A correção da acidez de solo através da calagem é muito mais do que uma mera prática de potencialização da produtividade, com um melhor aproveitamento da adubação. É na verdade uma prática de conservação e recuperação de solos degradados pelo uso contínuo, sem reposição dos nutrientes, ou pela ação das intempéries naturais, pisoteio do rebanho e todo tipo de antropização.

Algumas culturas respondem tão bem a correção de solo através do calcário, que chegam a produzir até três vezes mais, depois da correção e manejo adequado, como é o caso da lavoura de mandioca, que chega a produzir mais de 30 toneladas de raiz por hectare, enquanto que no cultivo tradicional produz 10 toneladas. A produção de forragens em capineiras e áreas de pastejo também conseguem crescimento exponencial na produção de massa verde, em solos corrigidos e adubados.

Segundo o responsável técnico na área de produção vegetal, da gerência técnica da Emater-RO, engenheiro agrônomo Eduardo Seti, “o calcário neutraliza a ação tóxica do alumínio do solo e corrige a acidez, isto facilita às plantas maior absorção de nutrientes e o aumento de produtividade”, explicou.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: calcárioentreguesforamGovernoMAISMILPeloprodutoresToneladas

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.