quarta-feira, 17 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Governo e Ibama firmam acordo de cooperação para fortalecimento da gestão e fiscalização da fauna no Acre

16/09/2025
in Acre
Acre – Governo e Ibama firmam acordo de cooperação para fortalecimento da gestão e fiscalização da fauna no Acre

Com colaboração de Evander Freitas

O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para ampliar ações voltadas para a gestão, fiscalização, manejo e proteção da fauna silvestre do Acre, com foco na conservação ambiental e cumprimento das legislações vigentes.

A iniciativa estabelece bases para o compartilhamento de sistemas de controle, informações e estruturas, garantindo maior eficiência no combate ao tráfico de animais silvestres, na conservação de espécies ameaçadas de extinção, além de disponibilizar e dar transparência às informações relacionadas à gestão da fauna e facilitar a inclusão dos instrumentos de uso e manejo dos recursos faunísticos ao sistema de licenciamento ambiental.

Dentre as atribuições destinadas a cada órgão, a Sema será responsável por coordenar a execução do acordo no âmbito estadual, supervisionando as ações, promovendo e mantendo a estrutura necessária para a gestão da fauna. A secretaria também será responsável por apoiar tecnicamente o Imac e demais órgãos, bem como coordenar a atualização das listas estaduais de espécies ameaçadas, exóticas e invasoras.

Governo e Ibama firmam acordo de cooperação para fortalecimento da gestão e fiscalização da fauna no Acre.  Foto: cedida

O Imac fica responsável por normatizar e gerenciar ações relacionadas ao cadastro, manejo, criação em cativeiro e fiscalização da fauna silvestre no estado. Além disso, deverá orientar os demais órgãos estaduais, a prover estrutura técnica e capacitação contínua para os servidores, e garantir o licenciamento e monitoramento dos empreendimentos que utilizam recursos relacionados à fauna em cativeiro.

O Ibama seguirá responsável pela operacionalização do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) no Acre, incluindo o recebimento, triagem, recuperação e destinação dos animais silvestres e continua responsável pela gestão de fauna de vida livre. O órgão também prestará suporte técnico e capacitação ao Imac e à Sema e atuará supletivamente em ações de fiscalização e controle, sempre em colaboração com o governo do Acre.

Cooperação prevê criação de Grupo de Trabalho e Câmara Técnica

O acordo de cooperação prevê, ainda, a criação de um Grupo de Trabalho Interinstitucional Permanente e de uma Câmara Técnica no âmbito do Conselho Estadual do Meio Ambiente, que irão acompanhar as ações, propor estratégias, além de realizar o intercâmbio de informações para capacitação, resolução de conflitos e para definição de estratégias e planejamento de ações conjuntas.

“A assinatura do ACT é essencial para a Sema, pois promove uma integração direta com o Ibama na proteção dos recursos faunísticos. Uma série de atividades serão compartilhadas entre o Ibama e o governo do Acre, por meio da Sema e Imac, para garantir ações efetivas na preservação da fauna. Esse acordo fortalece a colaboração entre as instituições dentro do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), possibilitando que, de fato, alcancemos nossos objetivos, independentemente da vertente da política ambiental que estivermos seguindo”, destaca o gestor da Sema, Leonardo Carvalho.

Secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, ressalta a importância da assinatura do ACT para a conservação da fauna no Acre. Foto: Uêslei Araújo/Sema

O presidente do Imac, André Hassem, ressaltou a importância do ACT no sentido de que, além do licenciamento, o órgão tem a missão de fiscalizar, orientar as demais instituições estaduais que realizam apreensão, resgate e captura de animais silvestres e sua correta destinação.

Presidente do Imac, André Hassem, falou sobre a importância da assinatura do ACT. Foto: Janine Brasil/Imac

“O ACT 55/2025 celebrado entre o Ibama, Imac e a Sema, visa realizar a gestão da fauna silvestre estadual das demandas ainda não repassadas no ACT anterior. Então, ele é um complemento às ações que visam, sobretudo, alinhar ações conjuntas no que se refere às autorizações de uso e manejo, fiscalização e monitoramento dos empreendimentos da fauna silvestres em todo o estado do Acre”, complementou.

A cooperação prevê, ainda, a criação de um Grupo de Trabalho Interinstitucional Permanente e de uma Câmara Técnica no âmbito do Conselho Estadual do Meio Ambiente, que irão acompanhar as ações, propor estratégias, além de realizar o intercâmbio de informações para capacitação, resolução de conflitos e para definição de estratégias e planejamento de ações conjuntas.

The post Governo e Ibama firmam acordo de cooperação para fortalecimento da gestão e fiscalização da fauna no Acre appeared first on Noticias do Acre.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: acordoAcreCooperaçãofaunafirmamFiscalizaçãofortalecimentogestãoGovernoIbamaPará

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.