A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) realizou, nesta quarta-feira, 22, uma formação com a equipe da Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Francisco Roney Meireles, localizada no conjunto Adalberto Sena, em Rio Branco. A qualificação abordou o atendimento às mulheres indígenas que buscam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
A ação teve como objetivo orientar os profissionais de saúde sobre a importância do acolhimento humanizado e do respeito às especificidades culturais dos povos indígenas. Durante a formação, foram discutidos temas como comunicação intercultural, garantia de direitos e fluxos de atendimento adequados para promover o acesso igualitário aos serviços públicos.
Na ação, também foram entregues as cartilhas Lei Maria da Penha para Mulheres Indígenas traduzidas nas línguas manchineri e huni kuin, material produzido pela Semulher para viabilizar a conscientização sobre a legislação de proteção das mulheres.
A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, destacou que a iniciativa reforça o compromisso da gestão estadual com a inclusão e o respeito à diversidade. “Vir conversar com esses profissionais é, também, fazer uma articulação com a rede de proteção às mulheres em situação de violência, e vai sensibilizar, instruir didaticamente como conversar e ajudar mulheres indígenas”, disse.

A recepcionista da Urap, Euda Chaves, enfatizou que a formação contribui para aprimorar o trabalho das equipes de saúde, além de destacar que a cultura indígena pode não ser compreendida pelas pessoas, o que distancia essa população de seus direitos. “No meu entendimento, isso é muito importante, é uma coisa que nem todo mundo sabe.”
The post Semulher realiza formação sobre atendimento a mulheres indígenas na Urap Francisco Roney Meireles appeared first on Noticias do Acre.