Com colaboração de Ângela Rodrigues
O Acre apresentou uma redução de 27,62% do desmatamento em 2025. Com esses resultados, o estado supera as metas estabelecidas para os anos 2023, 2024 e 2025 no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ-AC) estipulado para 2027, que previa uma redução anual de 10% nas taxas de desmatamento.
Os dados oficiais foram divulgados pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Ministério do Meio Ambiente e Clima (MMA), nesta quinta-feira, 30.
A queda é estimada numa redução de 325 km² de floresta, considerando o ano florestal: de agosto de 2024 a julho de 2025.
Os índices revelam uma trajetória contínua de queda. Foram 840 km² no ano florestal de 2021/2022; 601 km² (2022/2023); 449 km² (2023/2024).
O desempenho é reflexo das ações integradas e compromissos assumidos pelo governo do Estado com a redução do desmatamento e as políticas de desenvolvimento sustentável da região amazônica.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou que os resultados refletem o esforço coletivo e a eficiência das políticas ambientais implementadas pelo governo do Acre.

“Reduzimos em 27% os dados com relação ao ano passado. Vamos chegar na COP de Belém batendo as metas do nosso Plano de Combate a Desmatamento e Queimados, o que tínhamos projetado para 2027 já conseguimos obter em 2025. Desta forma, o Acre mostra que é possível aliar a conservação das nossas florestas, a diminuição das emissões com o processo produtivo.”
Ações estratégicas e cooperação interinstitucional
A redução das taxas de desmatamento é resultado de ações coordenadas e integradas pelo Gabinete de Crise e pelo Grupo Operacional de Comando e Controle (GOCC), que reúnem órgãos estaduais, municipais e federais em atividades que vão desde o planejamento até o monitoramento e a repressão a crimes ambientais.

Entre as principais iniciativas do governo está a Operação Contenção Verde, lançada em fevereiro de 2025, que atua de forma contínua e integrada no enfrentamento aos crimes ambientais, com foco nos municípios mais vulneráveis do estado. Coordenada pela Casa Civil, a operação envolve equipes técnicas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), da Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), da Defesa Civil Estadual, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), do Grupamento Especial de Fronteira (Gefron), do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), do Programa REM Acre Fase 2, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Outra ação de destaque é a Operação Fogo Controlado, que conta com investimento de R$ 5,6 milhões e mobiliza uma força-tarefa interinstitucional durante o período de estiagem, atuando na prevenção e combate aos focos de incêndio.

Além disso, o governo, por meio da Sema, implementou o Programa Brigadistas Comunitários, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC). A iniciativa capacitou 48 moradores das áreas de conservação, que hoje atuam diretamente no combate a incêndios florestais e na conscientização das comunidades locais sobre o uso responsável do fogo, contribuindo para a preservação da vegetação nativa e a redução dos riscos ambientais durante o verão amazônico.
Saiba mais
O PPCDQ Acre (2023/2027) estabelece metas e compromissos para redução do desmatamento e a degradação da vegetação nativa, promovendo a prevenção e o controle das queimadas e incêndios florestais.
Como compromisso, o governo do Acre, prevê a redução das taxas de desmatamento em 10% ao ano, visando alcançar uma diminuição total de 50% até 2027.
The post Acre registra redução de 27,62% no desmatamento e cumpre metas anuais do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas appeared first on Noticias do Acre.
 
			