quinta-feira, 13 novembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Governador Gladson Camelí assina memorando de parceria entre GCF e Unamaz para pesquisas em sustentabilidade, mudanças climáticas e gestão de recursos na Amazônia

12/11/2025
in Acre
Acre – Governador Gladson Camelí assina memorando de parceria entre GCF e Unamaz para pesquisas em sustentabilidade, mudanças climáticas e gestão de recursos na Amazônia

O governador Gladson Camelí, que atualmente preside a Rede Global de Governadores para o Clima e Florestas, assinou nesta quarta-feira, 12, durante a COP30, em Belém do Pará, o Memorando de Parceria entre a Força-Tarefa dos Governadores sobre Clima e Florestas (GCF Task Force) e a Associação de Universidades Amazônicas (Unamaz), que tem entre vários objetivos a promoção de parcerias entre governos subnacionais e instituições acadêmicas por meio de universidades de pesquisa nas jurisdições da Força-Tarefa GCF em toda a Amazônia.

Governador Gladson Camelí assina memorando de Parceria entre a Força-Tarefa dos Governadores sobre Clima e Florestas (GCF Task Force) e Associação de Universidades Amazônicas (Unamaz). Foto: Diego Gurgel/Secom

Além de conduzir pesquisas aplicadas e intercâmbio de conhecimento e capacitação entre membros do GCF e universidades, professores e estudantes, e outros atores, a parceria capacitará líderes da região amazônica em sustentabilidade, mudanças climáticas e gestão de recursos naturais, além de intercâmbios com estágios para estudantes sobre temas relacionados ao clima, florestas e governança. 

O documento foi assinado conjuntamente com o representante da Unamaz, José Seixas Lourenço, o presidente do governo de Ucayali (Peru), Manuel GambiniRupay; Luis Francisco Ruiz Aguilar (Caquetá – Colômbia) e pelos membros do Secretariado Global do GCF Colleen M. Scanlan Lyons (Diretora Sênior); Jason Gray (Diretor de Projetos) e pelo professor do EnvironmentalStudies, Max Boycoff, pela Universidade de Colorado (EUA).

Entre as metas de trabalho estão a elaboração de uma agenda de pesquisa de longo prazo que supra as necessidades dos Estados membros do GCF, apoie funcionários públicos e parceiros acadêmicos situados na Amazônia e em toda a rede da Força-Tarefa. Foto: Diego Gurgel/Secom

Estão, ainda, entre as metas de trabalho, a elaboração de uma agenda de pesquisa de longo prazo que supra as necessidades dos Estados membros do GCF, apoie funcionários públicos e parceiros acadêmicos situados na Amazônia e em toda a rede da Força-Tarefa, como as universidades anfitriãs da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e a Universidade do Colorado em Boulder. 

Os trabalhos acadêmicos a serem realizados alcançarão também parceiros potenciais — universidades, fundações, setor privado — na resolução aplicada de problemas para reduzir emissões, melhorar a governança florestal e de outros tipos de gestão de terras e criar benefícios econômicos e ambientais sustentáveis para as comunidades.

“O desenvolvimento de uma parceria entre a Força-Tarefa GCF e a Unamaz oferece uma oportunidade sem precedentes para alavancar nossas ações, fortalecer o intercâmbio de conhecimento, a pesquisa e a colaboração intergovernamental e interuniversitária, e avaliar melhor os impactos das ações atuais e futuras”, enfatiza o documento.

Parceria visa fortalecer a rede de trabalho em torno da consciência ambiental e todas as ações educativas relacionadas à pesquisa para preservação. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Parcerias como essas são fundamentais, pois a participação de todas as comunidades é primordial para fortalecermos a rede de trabalho em torno da consciência ambiental e todas as ações educativas relacionadas à pesquisa para preservação e conservação das biodiversidades do planeta, sempre demonstrando que é possível ao mesmo tempo gerar desenvolvimento econômico e social à proteção do meio ambiente, para assegurar vida digna a todos os povos”, disse Gladson Camelí.

Quem são os participantes

A Força-Tarefa GCF é a maior rede governamental subnacional do mundo focada em florestas e clima, com 45 membros de 11 países. A maior base de membros é do Brasil (9 estados), com outros membros governamentais subnacionais em todo o mundo, incluindo Peru (7 regiões), México (7 estados), Colômbia (1 departamento), Equador (4 províncias), Indonésia (7 províncias), Costa do Marfim (2 estados), Nigéria (1 estado), Espanha (1 província), Bolívia (4 departamentos) e Estados Unidos, que inclui o membro fundador do Estado da Califórnia, onde a Força-Tarefa GCF começou em 2008. 

O GCF trabalha com governadores, funcionários públicos e principais partes interessadas, incluindo ONGs, líderes do setor privado e parceiros de povos indígenas e comunidades locais, para reduzir o desmatamento e as emissões de gases de efeito estufa tropicais, ao mesmo tempo em que promove economias de baixo carbono e desenvolvimento sustentável baseado na floresta, sendo um projeto da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, em parceria com a Universidade do Colorado, em Boulder.

A Associação de Universidades Amazônicas – Unamaz é uma rede que congrega universidades, institutos de pesquisa e organizações da sociedade civil de todos os países amazônicos, para promover a cooperação e integração acadêmica e para fortalecer a educação superior, pesquisa científica e interação social na Pan-Amazônia, com foco no desenvolvimento humano sustentável, pertinente às questões sociais e ambientais da região.

Com isso, a associação visa a gestão do conhecimento, o desenvolvimento de iniciativas conjuntas entre universidades dos países amazônicos e o fortalecimento da educação superior como ferramenta de transformação regional.

Comunidade acadêmica e ações participativas 

Entre as ações participativas do memorando assinado entre o GCF e a Unamaz está o envolvimento de instituições acadêmicas da Amazônia com os estados da Força-Tarefa, incluindo a avaliação dos programas e projetos existentes da Unamaz, tais como: Vozes do clima na pan-amazônia, na área dos saberes, percepções e protagonismo regional; populações humanas com foco no papel dos espaços abertos urbanos negligenciados na construção de cidades amazônicas sustentáveis por meio de soluções baseadas na natureza; avaliação do efeito dos resíduos sólidos sobre a biodiversidade amazônica; estudo da contaminação ambiental, estado de saúde da população exposta, entre outros.

A criação em conjunto de um plano de trabalho inclui intercâmbios de estudantes e professores e um grupo de trabalho sobre a agenda de pesquisa de longo prazo formado por acadêmicos, funcionários públicos das jurisdições da Força-Tarefa GCF da Amazônia e outros parceiros interessados.

The post Governador Gladson Camelí assina memorando de parceria entre GCF e Unamaz para pesquisas em sustentabilidade, mudanças climáticas e gestão de recursos na Amazônia appeared first on Noticias do Acre.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: AcreamazoniaassinaCameliclimáticasEntreGCFgestãoGladsongovernadormemorandomudançasParáparceriaPesquisasrecursosSustentabilidadeUnamaz

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.