Nesta terça-feira, 20 de janeiro, a Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos apreendeu aproximadamente 3 toneladas de produtos impróprios para o consumo durante fiscalizações nos municípios de Imbé e Tramandaí. A operação inspecionou supermercados, restaurantes e peixarias.
Em Imbé, seis estabelecimentos foram fiscalizados. Foi apreendida cerca de 1 tonelada de produtos, entre carnes, pescados, itens de padaria, fraldas descartáveis, bebidas lácteas e embutidos. Entre as principais irregularidades identificadas estavam: alimentos fora da temperatura adequada, produtos sem procedência e itens com prazo de validade vencido.
Uma churrascaria foi interditada devido às péssimas condições de higiene. No local, os agentes encontraram espetos com carne preparados na véspera ainda expostos ao ambiente. Parte deles estava armazenada de forma inadequada em geladeiras, e outros sequer estavam refrigerados. Segundo os agentes, as carnes seriam apenas reaquecidas e vendidas no almoço de hoje.
Na Praia de Nova Tramandaí, em Tramandaí, os agentes fiscalizaram uma peixaria onde foi apreendido o maior volume de produtos da operação: cerca de 2 toneladas de pescados. Os itens não possuíam procedência, registro ou rotulagem, e incluíam peixes provenientes de outros estados, cuja comercialização não é permitida no Rio Grande do Sul.
Os estabelecimentos foram autuados e os produtos, descartados.
Participaram da operação de fiscalização os promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho (Defesa do Consumidor de Porto Alegre), Mauro Rockenbach (Especializada Criminal de Porto Alegre) e Mari Oni Santos da Silva (Tramandaí); servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS); representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Imbé e Tramandaí, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) e da Delegacia do Consumidor (DECON).