segunda-feira, 16 fevereiro, 2026
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Matrículas na modalidade Educação de Jovens e Adultos estão disponíveis até dia 28 de fevereiro

15/02/2026
in Rondônia
Matrículas na modalidade Educação de Jovens e Adultos estão disponíveis até dia 28 de fevereiro

A EJA garante a jovens, adultos e idosos a oportunidade de retomar os estudos e concluir o ensino fundamental ou médio

O governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação(Seduc), reforça o chamamento para matrículas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), disponíveis em diversas escolas da Rede Estadual de Ensino em todo o estado. O prazo segue até o dia 28 de fevereiro, e a matrícula deve ser realizada presencialmente na secretaria da unidade escolar que oferta a modalidade.

A EJA garante a jovens, adultos e idosos a oportunidade de retomar os estudos e concluir o ensino fundamental ou médio. Nas escolas regulares da rede estadual que ofertam a EJA, as aulas acontecem no período noturno. Já os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs) disponibilizam turmas nos três turnos. 

Entre as unidades que ofertam a modalidade estão centros como:

  • CEEJA Padre Moretti, em Porto Velho;
  • CEEJA Aída Fibiger de Oliveira, em Cacoal;
  • CEEJA Tancredo de Almeida Neves, em Colorado do Oeste;
  • CEEJA Professora Tereza Mitsuko Tustumi, em Ji-Paraná; e
  • CEEJA Luiz Vaz de Camões, em Alta Floresta d’Oeste.

Além dos centros especializados, escolas regulares da rede estadual também disponibilizam vagas, como:

  • Barão do Solimões e Getúlio Vargas, em Porto Velho;
  • Nilo Coelho, em Cacoal;
  • Laurindo Rabelo, em Alto Paraíso;
  • Maria Goretti, em Nova União;
  • Tubarão, em Vale do Paraíso; e
  • Marechal Cândido Rondon, em Novo Horizonte do Oeste, entre outras.

A relação completa das escolas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos em Rondônia pode ser consultada no documento, disponibilizado pela Seduc Relação das Escolas Estaduais e Centros de Eja do Estado de Rondônia.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, evidenciou a importância da iniciativa como uma oportunidade de inclusão e transformação por meio da educação. “A Educação de Jovens e Adultos é uma política pública para garantir o direito de aprender em qualquer fase da vida, alcançando quem precisou interromper os estudos e oferecendo a chance de retomar esse caminho, construindo um futuro melhor por meio da educação.”

A titular da Seduc, Albaniza Oliveira, reforçou o chamamento e orientou que os interessados procurem a secretaria da escola estadual mais próxima que oferte a modalidade para realizar a matrícula. “O processo segue de maneira simples, exigindo somente as documentações dos estudantes”, destacou. 

A gerente da Gerência de Educação Jovens e Adultos da Seduc, Ana Cristina Leandro, destacou o caráter acolhedor da modalidade e incentivou quem deseja retomar os estudos a aproveitar a oportunidade. “Nunca é tarde para recomeçar. A EJA é uma oportunidade para quem não concluiu os estudos na idade adequada e deseja retomar sua trajetória escolar. Voltar a estudar é investir em si mesmo, ampliar oportunidades de trabalho, fortalecer a autoestima e conquistar novos caminhos para o futuro. Na modalidade, podem se matricular estudantes com 15 anos completos para o Ensino Fundamental e com 18 anos completos para o Ensino Médio.”

NOVAS OPORTUNIDADES

O estudante Fernando Henrique Prado, de 40 anos, matriculado no Ceeja Aida Fibiger de Oliveira, ressaltou o significado da EJA em sua trajetória pessoal e o impacto que a retomada dos estudos tem gerado em sua vida. Após 21 anos longe da sala de aula, ele decidiu voltar a estudar em busca de novas oportunidades e da realização de um antigo sonho.  “Para mim, é muito mais do que apenas um retorno à sala de aula. Representa a conquista da dignidade, a realização de um sonho pessoal e a abertura de portas que antes pareciam fechadas. Neste momento, simboliza a superação das desigualdades educacionais e a oportunidade de reescrever a própria história, independentemente da idade.”

O estudante Valdecir, que concluiu aos 73 anos o ensino médio no Ceeja Aida Fibiger de Oliveira, frisou a importância da modalidade como oportunidade de realização pessoal e incentivo para outras pessoas. “Foi muito importante voltar a estudar. Estar na sala de aula foi uma espécie de terapia. Encontrei professores atenciosos e um ambiente acolhedor, que nos motiva a continuar. A EJA me permitiu alcançar o objetivo de concluir o ensino médio e também mostrar que, independentemente da idade, sempre há tempo para retomar os estudos e realizar esse sonho.”

RETOMADA DA VIDA ESCOLAR

Os CEEJAs realizam atendimento em diferentes turnos e oferecem formatos variados de ensino, como curso semestral presencial, curso modular semi-presencial, exames gerais (provão), exames de circulação de estudos, além de certificação por meio do Encceja e do Enem. Essa organização possibilita que estudantes com diferentes rotinas de trabalho e compromissos familiares encontrem alternativas viáveis para retomar a vida escolar.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: AdultosAtédiadisponíveiseducaçãoestãoFevereiroJovensmatriculasModalidade

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.