A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) arrecadou R$ 3 bilhões em bônus de assinatura na quarta-feira (7), com a venda de 49 blocos no 6º ciclo da Oferta Permanente de Concessão. Na primeira fase dos contratos, a de exploração, estão previstos investimentos de R$ 4,5 bilhões.
Onde ficam os blocos
Os 49 blocos arrematados estão nas bacias Potiguar, Tacutu, Recôncavo, Parnaíba, Tucano Sul, Campos e Ceará. O leilão também vendeu três áreas com acumulações marginais, nas bacias Potiguar e Tucano Sul, com ágio médio de 442%. A assinatura dos contratos de concessão está prevista para até 26 de fevereiro de 2027.
Partilha do pré-sal
Na manhã do mesmo dia, a ANP realizou o 4º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção, o maior leilão de blocos de exploração e produção de petróleo e gás do chamado Polígono do Pré-Sal. Sete dos 13 blocos ofertados foram arrematados, o maior número já vendido em um leilão do pré-sal. No 3º ciclo, em 2025, cinco áreas haviam sido licitadas.
Com o resultado, a área exploratória sob regime de partilha cresce 58% e chega a 39,2 mil km², o equivalente a cerca de 90% do território do estado do Rio de Janeiro (43,8 mil km²).
